Mostrar el registro sencillo del ítem
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade
dc.contributor.advisor | Kieling, José Fernando | pt_BR |
dc.creator | Andrade, Rubya Mara Munhóz de | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:21Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:21Z | |
dc.date.issued | 2009-08-06 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Pedagogia cidadã | por |
dc.subject | Integration | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Dialog | eng |
dc.subject | Paulo Freire | eng |
dc.title | Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4025693555658344 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.