Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKieling, José Fernandopt_BR
dc.creatorAndrade, Rubya Mara Munhóz de
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:21Z
dc.date.issued2009-08-06pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Rubya Mara Munhóz de. Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1732
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectPedagogia cidadãpor
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectDialogeng
dc.subjectPaulo Freireeng
dc.titlePor uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidadepor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4025693555658344por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola, integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade, instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo, a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas. A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na escola. Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma PEDAGOGIA CIDADÃ , uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação libertadora. Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e protagonizadas na e a partir da escola.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem