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O Conceito filosófico de natureza como fundamento da Educação Ambiental: uma contribuição para a melhoria da saúde pública

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Denise_Gamio_Dias_Tese.pdf (1.565Mb)
Fecha
2011-04-29
Autor
Dias, Denise Gamio
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Resumen
A presente Tese de Doutoramento surgiu a partir de uma trajetória de trabalho em Saúde Pública na comunidade Cohab Tablada, em Pelotas-RS. Mostrou-se, a seguir, a necessidade de estudo e aprofundamento na área da Educação Ambiental campo repleto de lacunas científicas e interpretações equivocadas - através da filosofia, a fim de embasar a Educação Ambiental enquanto campo do conhecimento, permitindo seu avanço e, por conseguinte, a melhoria da Saúde Pública nas comunidades através do vislumbramento do componente ambiental da saúde, manifestado, por excelência, através da prevenção em saúde. A metodologia de escolha foi pesquisa teórico-filosófica, a fim de embasar teoricamente o campo da educação ambiental que apresenta um reducionismo expressivo em suas ações em consonância com a concepção de natureza da modernidade. O trabalho direciona-se para o emergir de atitudes de sensibilização frente à natureza, a fim de que possa aflorar a natureza interior sempre presente no ser humano. Este despertar de sensibilidade aproxima os dois campos do conhecimento saúde e educação ambiental, sendo a ponte por excelência sensibilidade - que resgatará elementos perdidos/recalcados/esquecidos com a cisão homem/natureza ocorrido, mais expressivamente, na modernidade. Este trabalho pretende contribuir/susidiar com ações/vivências que garantam o componente ambiental da saúde nas comunidades, executando ações de educação ambiental que contribuam na prevenção e redução de riscos de doenças e de outros agravos, estabelecendo as condições que assegurem a universalidade das ações e dos serviços de saúde ambiental relacionados à Saúde Pública.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1759
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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