O Conceito filosófico de natureza como fundamento da Educação Ambiental: uma contribuição para a melhoria da saúde pública
Resumen
A presente Tese de Doutoramento surgiu a partir de uma trajetória de trabalho em
Saúde Pública na comunidade Cohab Tablada, em Pelotas-RS. Mostrou-se, a
seguir, a necessidade de estudo e aprofundamento na área da Educação Ambiental
campo repleto de lacunas científicas e interpretações equivocadas - através da
filosofia, a fim de embasar a Educação Ambiental enquanto campo do
conhecimento, permitindo seu avanço e, por conseguinte, a melhoria da Saúde
Pública nas comunidades através do vislumbramento do componente ambiental da
saúde, manifestado, por excelência, através da prevenção em saúde. A metodologia
de escolha foi pesquisa teórico-filosófica, a fim de embasar teoricamente o campo da
educação ambiental que apresenta um reducionismo expressivo em suas ações em
consonância com a concepção de natureza da modernidade. O trabalho direciona-se
para o emergir de atitudes de sensibilização frente à natureza, a fim de que possa
aflorar a natureza interior sempre presente no ser humano. Este despertar de
sensibilidade aproxima os dois campos do conhecimento saúde e educação
ambiental, sendo a ponte por excelência sensibilidade - que resgatará elementos
perdidos/recalcados/esquecidos com a cisão homem/natureza ocorrido, mais
expressivamente, na modernidade. Este trabalho pretende contribuir/susidiar com
ações/vivências que garantam o componente ambiental da saúde nas comunidades,
executando ações de educação ambiental que contribuam na prevenção e redução
de riscos de doenças e de outros agravos, estabelecendo as condições que
assegurem a universalidade das ações e dos serviços de saúde ambiental
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