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A intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagógicos das escolas rurais de ensino fundamental completo da cidade de Pelotas/RS: um estudo fundamentado na concepção marxiana de emancipação

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Lisandra_Ferreira_Jardim_Dissertacao.pdf (1.583Mb)
Date
2011-03-02
Author
Jardim, Lisandra Ferreira
Metadata
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Abstract
O trabalho objetiva investigar a intencionalidade formativa expressa nos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental completo da zona rural da cidade de Pelotas/RS, tendo como referência a noção marxiana de emancipação, através de uma análise documental de cunho filosófico, fundamentada no método dialético marxiano. No capítulo inicial, parte-se da apresentação da origem da pesquisa e da importância de estudar os Projetos Pedagógicos, momento que visa explicar a importância destes documentos para a educação formal e a relevância de pesquisá-los; a seguir, discute-se o contexto histórico-econômico do surgimento das leis que regulamentam a implementação destes documentos, onde é feita uma pequena retomada histórica, a fim de elucidar algumas relações entre a sociedade brasileira, a escola pública e algumas instituições internacionais; por fim, apresentase o conceito marxiano de emancipação, através de uma análise criteriosa d A Questão Judaica, obra em que Marx trata do assunto de forma mais específica. No segundo capítulo, é feita a contextualização histórica do período de elaboração do método dialético marxiano e descrita a sua sistematização; procede-se ainda o delineamento das etapas de realização da pesquisa, sob uma ótica dialética e a determinação das categorias de análise. Por fim, o terceiro capítulo é dedicado à síntese. Neste passo é realizada a reelaboração da visão caótica inicial, momento em que se constata que os documentos analisados apresentam a intencionalidade de formar cidadãos emancipados sob o ponto de vista da emancipação política, visto que seus conteúdos expressam intencionalidades e princípios direcionados a esta
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1761
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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