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dc.creatorJardim, Lisandra Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.available2012-04-27pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.issued2011-03-02pt_BR
dc.identifier.citationJARDIM, Lisandra Ferreira. A intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagógicos das escolas rurais de ensino fundamental completo da cidade de Pelotas/RS: um estudo fundamentado na concepção marxiana de emancipação. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1761
dc.description.abstractThe work aims to investigate the formative intention expressed in the Pedagogical Projects of the Municipal Schools that have the complete Elementary School in the rural area in the city of Pelotas, RS, Brazil, with reference to the marxian notion of emancipation, through a documentary analysis of philosophical nature, based on the dialectic Marxian method. In the opening chapter, it starts with the presentation of the origins of the research and the importance of studying the Pedagogical Projects, aiming to explain the importance of these documents for formal education and the relevance of researching them; then it is discussed the historical and economic context of emergence of the laws that regulate the implementation of these documents, where is given a short historical resume in order to elucidate some relations between the Brazilian society, public schools and some international institutions; finally it is presented the Marxian concept of emancipation, through a careful analysis of The Jewish Question, Marx's work that addresses the subject more specifically. In the second chapter there is the historical contextualization of the period of preparation of the Marxian dialectical method and is described its systematization; are also delineated the stages of the performance of the research, under a dialectical perspective, and determined the categories of analysis. Finally, the third chapter is devoted to the synthesis. In this step is performed the reelaboration of the chaotic original vision, when it is found out that the analyzed documents have the intention of forming emancipated citizens under the standpoint of political emancipation, since their contents express intentions and principles directed to iteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectKarl Marxpor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectKarl Marxeng
dc.subjectPedagogic projecteng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectRural schooleng
dc.titleA intencionalidade formativa expressa nos projetos pedagógicos das escolas rurais de ensino fundamental completo da cidade de Pelotas/RS: um estudo fundamentado na concepção marxiana de emancipaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6452423514453413por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.contributor.referees1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.description.resumoO trabalho objetiva investigar a intencionalidade formativa expressa nos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental completo da zona rural da cidade de Pelotas/RS, tendo como referência a noção marxiana de emancipação, através de uma análise documental de cunho filosófico, fundamentada no método dialético marxiano. No capítulo inicial, parte-se da apresentação da origem da pesquisa e da importância de estudar os Projetos Pedagógicos, momento que visa explicar a importância destes documentos para a educação formal e a relevância de pesquisá-los; a seguir, discute-se o contexto histórico-econômico do surgimento das leis que regulamentam a implementação destes documentos, onde é feita uma pequena retomada histórica, a fim de elucidar algumas relações entre a sociedade brasileira, a escola pública e algumas instituições internacionais; por fim, apresentase o conceito marxiano de emancipação, através de uma análise criteriosa d A Questão Judaica, obra em que Marx trata do assunto de forma mais específica. No segundo capítulo, é feita a contextualização histórica do período de elaboração do método dialético marxiano e descrita a sua sistematização; procede-se ainda o delineamento das etapas de realização da pesquisa, sob uma ótica dialética e a determinação das categorias de análise. Por fim, o terceiro capítulo é dedicado à síntese. Neste passo é realizada a reelaboração da visão caótica inicial, momento em que se constata que os documentos analisados apresentam a intencionalidade de formar cidadãos emancipados sob o ponto de vista da emancipação política, visto que seus conteúdos expressam intencionalidades e princípios direcionados a estapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosapt_BR


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