Professor Ênnio Amaral marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas ETFPEL: uma história de vida ligada à educação profissional
Resumo
Este relatório de dissertação, apresentado para defesa, na linha de Filosofia e
História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Pelotas, tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio
Amaral, nascendo de várias circunstâncias e questões que procuro responder,
sendo basilares para esta pesquisa sua vida pessoal e trajetória profissional. Tais
questões se revestem na problemática de como um professor de educação
profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época
em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Além disso,
mesmo no ensino superior, algumas universidades empreendiam somente o ensino,
outras, o ensino e a pesquisa, sendo raras aquelas que se pautavam pela
indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Essa trilogia foi estabelecida
constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da
Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e, mesmo na
atualidade, passados 14 anos da implantação desta Lei e 22 anos da nova
Este relatório de dissertação, apresentado para defesa, na linha de Filosofia e
História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Pelotas, tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio
Amaral, nascendo de várias circunstâncias e questões que procuro responder,
sendo basilares para esta pesquisa sua vida pessoal e trajetória profissional. Tais
questões se revestem na problemática de como um professor de educação
profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época
em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Além disso,
mesmo no ensino superior, algumas universidades empreendiam somente o ensino,
outras, o ensino e a pesquisa, sendo raras aquelas que se pautavam pela
indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Essa trilogia foi estabelecida
constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da
Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e, mesmo na
atualidade, passados 14 anos da implantação desta Lei e 22 anos da nova Constituição do Brasil, evidencio que tal trilogia não é observada ou realizada em
todos os níveis universitários. Nessa perspectiva, tendo como referencial teórico-
metodológico básico Histórias de Vida, procuro explicitar e dar visibilidade ao
protagonismo desse professor, através da análise documental, ouvindo narrativas de
seus colegas de trabalho, seus familiares e beneficiados pelo seu trabalho. O Prof.
Ênnio experienciava e fazia acontecer o trabalho institucional de extensão, com os
princípios do Tratado de Córdoba e, também, com a perspectiva freireana de
extensão, produzindo, dessa maneira, a melhoria das condições de vida dos
camponeses da região e do País. Tal proposta de extensão institucional, à época,
em uma instituição técnica, contrariando alguns interesses regionais, poderia gerar
atravessamentos impeditivos de outras instituições, que, nem sempre, tinham
interesse em implantar melhorias de baixo custo, pretendendo a lucratividade, sem a
preocupação com a verdadeira condição dos receptores desses benefícios. Por
essas e outras razões, eu o tenho como um marco em extensão, ensino e pesquisa,
na Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL), atual Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). Esse legado pode
apontar caminhos alternativos para a solução de problemas sociais