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Professor Ênnio Amaral marco em extensão, pesquisa e ensino na Escola Técnica Federal de Pelotas ETFPEL: uma história de vida ligada à educação profissional

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Nei_Carlos_Moura_Dissertacao.pdf (8.181Mb)
Fecha
2011-03-22
Autor
Moura, Nei Carlos de
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Resumen
Este relatório de dissertação, apresentado para defesa, na linha de Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio Amaral, nascendo de várias circunstâncias e questões que procuro responder, sendo basilares para esta pesquisa sua vida pessoal e trajetória profissional. Tais questões se revestem na problemática de como um professor de educação profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Além disso, mesmo no ensino superior, algumas universidades empreendiam somente o ensino, outras, o ensino e a pesquisa, sendo raras aquelas que se pautavam pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Essa trilogia foi estabelecida constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e, mesmo na atualidade, passados 14 anos da implantação desta Lei e 22 anos da nova Este relatório de dissertação, apresentado para defesa, na linha de Filosofia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, tem sua gênese básica na investigação da história de vida do Prof. Ênnio Amaral, nascendo de várias circunstâncias e questões que procuro responder, sendo basilares para esta pesquisa sua vida pessoal e trajetória profissional. Tais questões se revestem na problemática de como um professor de educação profissional de nível médio engendrou ensino, pesquisa e extensão, em uma época em que as bases para essa modalidade de ensino eram o tecnicismo. Além disso, mesmo no ensino superior, algumas universidades empreendiam somente o ensino, outras, o ensino e a pesquisa, sendo raras aquelas que se pautavam pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Essa trilogia foi estabelecida constitucionalmente em 1988 e referendada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e, mesmo na atualidade, passados 14 anos da implantação desta Lei e 22 anos da nova Constituição do Brasil, evidencio que tal trilogia não é observada ou realizada em todos os níveis universitários. Nessa perspectiva, tendo como referencial teórico- metodológico básico Histórias de Vida, procuro explicitar e dar visibilidade ao protagonismo desse professor, através da análise documental, ouvindo narrativas de seus colegas de trabalho, seus familiares e beneficiados pelo seu trabalho. O Prof. Ênnio experienciava e fazia acontecer o trabalho institucional de extensão, com os princípios do Tratado de Córdoba e, também, com a perspectiva freireana de extensão, produzindo, dessa maneira, a melhoria das condições de vida dos camponeses da região e do País. Tal proposta de extensão institucional, à época, em uma instituição técnica, contrariando alguns interesses regionais, poderia gerar atravessamentos impeditivos de outras instituições, que, nem sempre, tinham interesse em implantar melhorias de baixo custo, pretendendo a lucratividade, sem a preocupação com a verdadeira condição dos receptores desses benefícios. Por essas e outras razões, eu o tenho como um marco em extensão, ensino e pesquisa, na Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL), atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul). Esse legado pode apontar caminhos alternativos para a solução de problemas sociais
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1762
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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