Método Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares
Resumo
O presente estudo objetivou verificar a influência da aplicação de jogos situacionais,
sobre os níveis de Conhecimento Tático Processual (CTP) em escolares na modalidade
de handebol. A amostra foi constituída por 35 sujeitos de ambos os sexos na faixa
etária entre 10-12 anos, pertencentes a duas turmas de quinta-série do ensino
Fundamental, que foram submetidos a métodos de ensino diferentes. Para o processo
de categorização e classificação dos métodos de ensino foram filmadas 18 aulas e
utilizado o protocolo de Stefanello (1999). Para a avaliação do CTP foi utilizado o teste
KORA (avaliação orientada através do conceito), desenvolvido por Memmert (2002),
segundo os parâmetros táticos oferecer-se orientar-se (OO) e reconhecer espaços
(RE). Os resultados confirmaram que no grupo 1 foi utilizado o método situacional e no
grupo 2 o método misto (analítico + global). O cálculo do qui-quadrado (X²), determinou
diferenças siignificativas nos dois grupos, nos parâmetros tarefas (aquisição da técnica
X² = 32,67 (p 0,05), fixação e diversificação da técnica X² = 10,89 (p 0,05), aplicação
da técnica X² = 25,0 (p 0,05) e competição X² = 38,9 (p 0,05) ) e condições da tarefa
(fundamento individual X² = 36,0 (p 0,05), combinação de fundamentos X² = 19,89
(p 0,05), complexo de jogo I X² = 12,0 (p 0,05) e jogo X² = 28,0 (p 0,05). Confirmou-se
no nível de conhecimento tático processual que o método situacional oportunizou uma
melhoria em todos parâmetros analisados, no OO convergente (p=0,04), no OO
divergente (p=0,01), no RE convergente (p=0,01) e no RE divergente (p=0,07). No
método misto (analítico+global), verificou-se uma diminuição nos escores em todos os
parâmetros, no OO convergente (p=0,02), no OO divergente (p=0,20), no RE
convergente (p=0,001) e no RE divergente (p=0,001). Portanto, conclui-se que o
método de ensino centrado nas capacidades táticas é eficiente
para estimular o desenvolvimento do conhecimento tático processual.