Construção dos saberes sobre as práticas avaliativas dos professores de Educação Física.
Abstract
A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário desvendar
e minimizar o discurso dominante sobre a desvalorização dos saberes e das práticas A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A
escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário desvendar e minimizar o discurso dominante sobre a desvalorização dos saberes e das práticas
dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso onde abordamos os professores de Educação Física, das Escolas da Rede Municipal de
Pelotas RS, que estão inseridas no projeto de implementação do ensino fundamental de 9 anos de duração. O instrumento utilizado para a coleta de
informações foi a entrevista semi-estruturada, na qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Ao longo da revisão de
literatura, sinalizamos: a importância dos saberes produzidos por cada professor, o conhecimento sobre o habitus de cada agente que vive em um espaço social; as
competências do professor de Educação Física que atuam nas escolas, entre elas, em especial, a habilidade de avaliar; e o conhecimento sobre os ciclos ou estágios
de cada etapa vivida pelos professores dentro da sua carreira docente, compreendendo a caracterização da trajetória/carreira docente em ciclos de vida
e/ou desenvolvimento profissional. Para análise de dados foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória
dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do seu percurso profissional edificando-os gradualmente à sua
ação pedagógica, através da mobilização dos seus saberes.
dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso onde abordamos os professores de Educação Física, das Escolas da Rede Municipal de
Pelotas RS, que estão inseridas no projeto de implementação do ensino fundamental de 9 anos de duração. O instrumento utilizado para a coleta de
informações foi a entrevista semi-estruturada, na qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Ao longo da revisão de
literatura, sinalizamos: a importância dos saberes produzidos por cada professor, o conhecimento sobre o habitus de cada agente que vive em um espaço social; as
competências do professor de Educação Física que atuam nas escolas, entre elas, em especial, a habilidade de avaliar; e o conhecimento sobre os ciclos ou estágios
de cada etapa vivida pelos professores dentro da sua carreira docente, compreendendo a caracterização da trajetória/carreira docente em ciclos de vida
e/ou desenvolvimento profissional. Para análise de dados foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória
dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do seu percurso profissional edificando-os gradualmente à sua
ação pedagógica, através da mobilização dos seus saberes.