• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Construção dos saberes sobre as práticas avaliativas dos professores de Educação Física.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Roberta Bermudes.pdf (596.3Kb)
Data
2010-03-25
Autor
Bermudes, Roberta
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário desvendar e minimizar o discurso dominante sobre a desvalorização dos saberes e das práticas A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário desvendar e minimizar o discurso dominante sobre a desvalorização dos saberes e das práticas dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso onde abordamos os professores de Educação Física, das Escolas da Rede Municipal de Pelotas RS, que estão inseridas no projeto de implementação do ensino fundamental de 9 anos de duração. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi a entrevista semi-estruturada, na qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Ao longo da revisão de literatura, sinalizamos: a importância dos saberes produzidos por cada professor, o conhecimento sobre o habitus de cada agente que vive em um espaço social; as competências do professor de Educação Física que atuam nas escolas, entre elas, em especial, a habilidade de avaliar; e o conhecimento sobre os ciclos ou estágios de cada etapa vivida pelos professores dentro da sua carreira docente, compreendendo a caracterização da trajetória/carreira docente em ciclos de vida e/ou desenvolvimento profissional. Para análise de dados foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do seu percurso profissional edificando-os gradualmente à sua ação pedagógica, através da mobilização dos seus saberes. dos docentes. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso onde abordamos os professores de Educação Física, das Escolas da Rede Municipal de Pelotas RS, que estão inseridas no projeto de implementação do ensino fundamental de 9 anos de duração. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi a entrevista semi-estruturada, na qual foi gravada, transcrita e, posteriormente interpretada através da análise de conteúdo. Ao longo da revisão de literatura, sinalizamos: a importância dos saberes produzidos por cada professor, o conhecimento sobre o habitus de cada agente que vive em um espaço social; as competências do professor de Educação Física que atuam nas escolas, entre elas, em especial, a habilidade de avaliar; e o conhecimento sobre os ciclos ou estágios de cada etapa vivida pelos professores dentro da sua carreira docente, compreendendo a caracterização da trajetória/carreira docente em ciclos de vida e/ou desenvolvimento profissional. Para análise de dados foram extraídas categorias que discutem a construção dos saberes sobre as práticas avaliativas na trajetória dos professores. Podemos concluir que os professores foram construindo seus saberes ao longo do seu percurso profissional edificando-os gradualmente à sua ação pedagógica, através da mobilização dos seus saberes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1844
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV