• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Agronomia - PPGA
  • PPGA: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Agronomia - PPGA
  • PPGA: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Hábito de frutificação, crescimento e produção de pereiras tipo européia em função de diferentes porta-enxertos, na região Sul do Brasil.

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Mateus_da_Silveira_Pasa.pdf (761.6Kb)
Fecha
2011-03-10
Autor
Pasa, Mateus da Silveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A cultura da pereira ainda é pouco expressiva no Brasil, embora existam regiões aptas para seu cultivo, como a Região Sul. Isso é devido principalmente à carência de estudos sobre as cultivares mais adaptadas, as melhores combinações copa x porta-enxerto, abortamento floral e o conhecimento do hábito de frutificação das principais cultivares. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o hábito de frutificação, crescimento, produção e qualidade de peras das cultivares Carrick, Packham s Triumph e William s, enxertadas sobre diferentes porta-enxertos de marmeleiro e Pyrus calleryana. Na primeira parte do trabalho avaliou-se o hábito de frutificação, em que foram avaliadas: percentagem de dardos, lamburdas, brindilas vegetativas, brindilas floríferas e de bolsas e número total de gemas floríferas. Dessa primeira parte foram obtidos os seguintes resultados: O hábito de frutificação das cultivares Carrick, Packham s e William s é influenciado pelos diferentes porta-enxertos; em todas as cultivares avaliadas, independente do porta-enxerto, em geral, houve uma relação inversa entre a percentagem de dardos e de lamburdas; a influência mais significativa do porta-enxerto é sobre a formação de lamburdas das cultivares avaliadas; o manejo cultural nos pomares das cvs. Carrick, Packham s e William s, principalmente por ocasião da poda, deve ser orientado em função do porta-enxerto utilizado. Na segunda parte do trabalho foram avaliados a produção, crescimento e qualidade de frutas, através das seguintes variáveis: produção por planta (Kg planta- 1); eficiência produtiva (Kg.m-3); sólidos solúveis totais (SST), expresso em o brix; firmeza de polpa (FP), expressa em kg; Estas duas últimas variáveis foram realizadas através de análise não-destrutiva, com o equipamento NIR-Case (SACMI); massa de frutas (Kg); diâmetro da fruta (mm); diâmetro de tronco (mm) e comprimento de ramos (cm). De acordo com os resultados obtidos, as cvs. Carrick, Packham s e William s são mais eficientes quando enxertadas sobre os porta- enxertos de marmeleiro Portugal e MC ; Adam s , D Angers e Smyrna ; e Champion , respectivamente; a eficiência produtiva das cvs. Carrick, Packham s e William s, em geral, é inversamente proporcional ao vigor induzido pelos porta- enxertos avaliados; frutas das cvs. Carrick, Packham s e William s tendem a acumular uma maior quantidade de sólidos solúveis totais (SST) quando enxertadas sobre porta-enxertos menos vigorosos.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2137
Colecciones
  • PPGA: Dissertações e Teses [397]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV