• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • PPGL: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As narrativas que circulam sobre o curso de letras: memórias recontadas por quem deixou o seu lar para estudar

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Claudia.pdf (913.3Kb)
Date
2013-05-20
Author
Lutz, Cláudia Raquel
Metadata
Show full item record
Abstract
Essa pesquisa consiste na análise interpretativa de narrativas de vida de três estudantes e/ou recém-formadas no curso de Letras de uma Universidade Federal do sul do Rio Grande do Sul que deixaram seus lares a fim de cursar Letras. A partir dessas análises, discursos emergem e fabricam significados acerca do curso em questão. A pesquisa está alinhada ao campo dos Estudos Culturais de vertente pós-estruturalista e pós-modernista que considera a linguagem como constituidora dos sujeitos. Esses atores sociais são multifacetados e por meio das suas narrativas se posicionam em uma rede discursiva que é atravessada por relações de poder. Esse caráter híbrido das identidades coloca o sujeito como ser cambiante que está sempre sofrendo transformações e que não se apresenta de maneira fixa. Tais faces identitárias são permeadas por diversas vozes as quais subjetivam ou não os indivíduos e instituem ou não certos significados para suas vidas. Dentre as temáticas analisadas nesse estudo está a da representação de professores assim como questões históricas que nos permitem compreender o porquê do desprestígio dos cursos de Letras e de licenciatura, de maneira geral, pela sociedade. Esse valor dado a determinados cursos não é considerado natural na perspectiva dessa pesquisa e, por essa razão, discursos que procuram legitimar tais pensamentos são problematizados. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturas, individuais ou em grupos, com três estudantes de Letras, do sexo feminino. Conceitos importantes para esse estudo são os de identidade e diferença, representações, práticas de significação, virada linguística e narrativas de vida. Autores como Hall (1999; 1997), Larrosa (1995), Costa (2000, 2002, 2006), Silva (1999, 2000, 2001) e Veiga-Neto (2000, 2003) guiaram esse estudo. A pesquisa aponta para algumas representações de professores presentes nas narrativas das participantes e que nos ajudam a compreender as questões históricas que levam os cursos de Letras a serem desprestigiados frente à sociedade.
URI
https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2168
Collections
  • PPGL: Dissertações e Teses [303]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV