Citotoxicidade e genotoxicidade do percarbonato de sódio: comparação com agentes clareadores comumente utilizados no tratamento de dentes despolpados
Abstract
Objetivo: Avaliar a citoxicidade e genotoxidade do percarbonato de sódio e comparar com os agentes clareadores comumente utilizados no tratamento de dentes despolpados em cultura celular.
Metodologia: A citotoxidade e genotoxicidade dos agentes clareadores foram avaliadas tanto na forma pura de cada produto quanto nas concentrações utilizadas na prática clínica. Peróxido de Hidrogênio (PH), peróxido de carbamida (PC), perborato de sódio (PS) e percarbonato de sódio (PCS) foram diluídos em DMEM. A viabilidade de fibroblastos da linhagem 3T3/NIH após 24h de exposição aos diferentes agentes foi medida fotometricamente por meio do teste colorimétrico com MTT. A genotoxicidade foi indicada pela formação e contagem de micronúcleos (MN) analisados em microscópio óptico comum (400x). A análise estatística dos dados foi feita utilizando o teste ANOVA de uma via complementado com o teste de comparações múltiplas Tukey post hoc (p < 0, 005).
Resultados: Todos os grupos testados apresentaram um efeito citotóxico dosedependente. Entretanto, o PC mostrou citotoxicidade semelhante ao grupo controle (GC). PH e PCS foram significativamente mais citotóxicos que PS. O teste de genotoxicidade mostrou que PCS e PS apresentaram uma frequência intermediária de MN quando comparados ao GC. Por outro lado, a frequência média de MN usando PH foi significantemente superior aos outros grupos testados (p < 0, 005). Não houve diferença estatística entre PC e o GC.
Conclusão: A citotoxicidade do PCS foi similar ao PH e significantemente maior do que o PS. Por outro lado, PCS e PS apresentaram um efeito genotóxico intermediário, inferior ao PH, porém superior ao PC que não teve efeito genotóxico