• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Agronomia - PPGA
  • PPGA: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Agronomia - PPGA
  • PPGA: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Avaliação da densidade de um Planossolo submetido a diferentes sistemas de cultivo ao longo do tempo através da Tomografia Computadorizada.

Thumbnail
View/Open
Dissertacao_Adilson_Luis Bamberg.PDF (1.867Mb)
Date
2007-02-15
Author
Bamberg, Adilson Luís
Metadata
Show full item record
Abstract
A sustentabilidade dos solos de várzea cultivados com arroz (Oryza sativa L.) irrigado está alicerçada na utilização de diferentes sistemas de cultivo e de culturas, fundamentais para um adequado controle do arroz vermelho e preto. Os reflexos desses sistemas nos atributos do solo, principalmente ao longo do tempo merecem maiores estudos, especialmente relacionados à compactação do solo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a densidade de um Planossolo Háplico Eutrófico solódico submetido a diferentes sistemas de cultivo, obtida aos 19 anos de condução do experimento, através dos Métodos do Anel Volumétrico e da Tomografia Computadorizada, e comparar com os dados obtidos por Pedrotti (1996) aos 10 anos de condução. O experimento vem sendo conduzido desde 1985, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, num experimento de blocos ao acaso com 8 tratamentos e 4 repetições. Concluiu-se que o Método da Tomografia Computadorizada permitiu identificar a presença de uma camada superficial compactada (0,005 a 0,02m) nos tratamentos T1 (um ano com arroz em preparo convencional do solo seguido de dois anos de pousio), T4 (rotação de arroz x soja (Glicine Max L.) com preparo convencional do solo), T5 (rotação de arroz x soja x milho (Zea maiz L.) em preparo convencional do solo) e T7 (rotação de arroz sob plantio direto x soja sob preparo convencional do solo), e outra na camada de 0,08 a 0,14m, nos tratamentos T1, T2 (cultivo contínuo de arroz com preparo convencional do solo), T4 e T5, em relação à testemunha, o que não pôde ser detectado pelo Método do Anel Volumétrico. Na camada de 0,04 a 0,08m, por outro lado, todos os tratamentos apresentaram valores de densidade significativamente menores ou iguais em relação à testemunha, invertendo-se a situação na camada de 0,12 a 0,18m, com exceção do T6 (sucessão de azevém (Lolium multiflorum L.) x arroz sob plantio direto). O T5 apresentou os maiores valores de densidade ao longo de praticamente todo o perfil estudado (0-0,20m), enquanto que o T6 apresentou os valores mais próximos aos da testemunha. Os valores de densidade obtidos aos 19 anos de condução do experimento foram sistematicamente inferiores aos obtidos por Pedrotti (1996) aos 10 anos de condução neste mesmo experimento.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2444
Collections
  • PPGA: Dissertações e Teses [396]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV