Análise do polimorfismo nos genes CYP19a e CYP19b em Oreochromis niloticus da linhagem Supreme e suas relações com caracteres reprodutivos.

Visualizar/ Abrir
Data
2011-02-27Autor
Rodrigues, Marília Danyelle Nunes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O complexo enzimático da aromatase é responsável pela conversão de andrógenos em estrógenos nos vertebrados. Uma das principais enzimas deste complexo é o citocromo P450arom e a regulação da expressão gênica desta enzima está diretamente ligada à diferenciação sexual. O estrogênio é essencial para o desenvolvimento das gônadas e diversos processos fisiológicos, que vão desde o crescimento normal até o comportamento reprodutivo. Este estudo teve como objetivo correlacionar o polimorfismo nos genes CYP19a e CYP19b. Em um primeiro momento com três linhagens utilizadas na piscicultura brasileira (Chitralada, Supreme e GIFT) utilizando trinta animais de cada linhagem e, em um segundo momento somente com a linhagem Supreme a qual tem-se o objetivo também de analisar as proporções de sexo encontrado em dois tratamentos com temperaturas diferentes da água e estabelecer possíveis relações entre eles, analisando 122 animais do tratamento a 25°C e 129 animais do tratamento a 35°C. Após a extração de DNA as amostras foram submetidas a PCR utilizando os primers desenhados para flanquear uma região de interesse. Após confirmação da amplificação as amostras foram submetidas à separação eletroforética no aparato Origins para identificação dos alelos. No primeiro estudo foi identificado que existe um polimorfismo na região promotora de CYP19b nas três linhagens. Foram observamos três alelos, variando entre 141 e 123 pb. Assim os primers para a amplificação de microssatélite na região regulatória do gene CYP19b foram
8
eficientes e, portanto, seu uso para identificação de mutações nesta região pode ser empregada na análise típica de microssatélite. No segundo trabalho foi identificado que há um polimorfismo na região regulatória do gene CYP19a, onde foram observados 5 padrões de bandas (supostamente alelos). A proporção de fêmeas e machos encontrada no tratamento a 25°C foi de 1:2,3 e de 1:2,88 no tratamento a 35°C. Contudo, supõe-se que o polimorfismo presente nesta porção da região regulatória pode estar relacionado à reversão sexual encontrada. Considerando a tentativa de selecionar indivíduos que apresentem polimorfismo na região regulatória dos genes da aromatase (CYP19a e CYP19b), é indispensável um estudo para avaliar os níveis de expressão de ambos, para que se possa observar como está sendo expressado em indivíduos que revertem ou não, possibilitando assim a reversão por temperatura com uma proporção mais elevada.