• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing Pós-Graduação em Letras - PPGL by Document Types 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • Browsing Pós-Graduação em Letras - PPGL by Document Types
  •   DSpace Principal
  • Centro de Letras e Comunicação - CLC
  • Pós-Graduação em Letras - PPGL
  • Browsing Pós-Graduação em Letras - PPGL by Document Types
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing Pós-Graduação em Letras - PPGL by Document Types "doctoralThesis"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 58

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O Aluno Cotista Racial Negro: Possibilidades de Empoderamento por meio da aula de língua inglesa a partir do desenvolvimento da competência simbólica 

      Rosa, Sabrina Hax Duro (2020-02-12)
      A Lei de Reserva de Vagas ou Lei de Cotas (Lei 12.711) propicia alunos a ingressarem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) por meio das cotas raciais e esses são, muitas vezes, ...
    • Análise das normatizações orientadoras dos vídeo-registros de gênero acadêmico em língua brasileira de sinais 

      Cardoso, Alexandre Bet da Rosa (2023-04-28)
      Há diferentes formas, tais como escrita e vídeo, que podem ser usadas para registrar informações, principalmente com as possibilidades de suporte que as novas tecnologias apresentam para facilitar e qualificar o recebimento ...
    • Análise de Aceitabilidade de uma proposta de Sinais-termo em Libras para a área de Administração 

      Friedrich, Márcio Aurélio (2023-06-28)
      A presente tese, vinculada a linha de pesquisa Aquisição, Variação e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) teve como objetivo desenvolver um glossário de tradução em Libras para termos em Inglês utilizados ...
    • Aprendizagem de Inglês como L2 Baseada em Tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia 

      Lopes Junior, Juarez Aloizo (2019-12-18)
      O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de ...
    • Aprendizagem de inglês como L2 baseada em tarefas: um diálogo de saberes entre complexidade e o ciclo de desenvolvimento linguístico mediado pela tecnologia. 

      Lopes Júnior, Juarez Aloizio (2019-12-18)
      O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de ...
    • Atividades organizadoras de ensino: uma proposta intervencionista de leitura e produção de gêneros textuais à luz dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade e da Semiótica Discursiva 

      Dariz, Marion Rodrigues (2023-03-23)
      Inúmeras são as discussões no contexto escolar sobre o fato de que o aluno da educação básica não lê, de que não aprecia a leitura, principalmente, dos clássicos literários, por ser difícil, complexa. Sabe-se, também, que ...
    • Automated writing evaluation: a posthuman perspective on the development of writing in EFL 

      Nunes, Gisele Medina (2019-12-11)
      Digital technology has been permeating language learning for nearly three decades. The English Language, in special, has spread worldwide and the attempts to foster its learning through educational software has increased ...
    • Autoria como saber docente complexo: perfis e percursos de professores-autores de materiais didáticos para o ensino de línguas 

      Alves, Carolina Fernandes (2023-08-09)
      Nesta pesquisa proponho a tese de que a autoria de materiais didáticos é um saber docente complexo. Na base teórica, relaciono os conceitos de autoria (ALVES, 2021; 2013 MARTINS, 2014; 2012; FOUCAULT, 2009; BARTHES, 2004), ...
    • #BODYPOSITIVE, mas nem tão “POSITIVE” assim: A discursivização do corpo no Instagram 

      Leticia Ribeiro, Schinestsck (2020-05-18)
      A presente tese tem o objetivo de observar como se dá a discursivização do corpo no Instagram a partir do uso da hashtag #BODYPOSITIVE, isto é, corpo positivo, em duas postagens específicas. Muito mais do que falar das ...
    • #BODYPOSITIVE, mas nem tão “POSITIVE” assim: a discursivização do corpo no Instagram 

      Schinestsck, Letícia Ribeiro (2020-12-22)
      A presente tese tem o objetivo de observar como se dá a discursivização do corpo no Instagram a partir do uso da hashtag #BODYPOSITIVE, isto é, corpo positivo, em duas postagens específicas. Muito mais do que falar das ...
    • Construindo pontes: educação dialógica alteritária e o ensino de espanhol na fronteira Jaguarão/BR - Rio Branco/UY 

      Acosta, Vanessa David (2025-07-16)
      Este trabalho está inserido em uma área de estudos que envolve diretamente sujeitos e as interações que ocorrem nas comunidades linguísticas, especialmente no que tange ao ensino e aprendizagem de línguas em área de ...
    • Da tela à trama: o efeito metafórico e a heteronormatividade na série de televisão “Sessão de terapia” 

      Thurow, Ane Cristina (2019-02-28)
      Nosso intuito, neste trabalho, é compreender os efeitos de sentido produzidos no discurso do personagem sujeito-paciente, Felipe, da série de televisão “Sessão de Terapia”, a partir das pistas encontradas na materialidade ...
    • Didática e identidades: corpos em movimento de licenciandos de um curso de Letras 

      Assumpção, Ieda Lourdes Gomes de (2020-11-30)
      Esta pesquisa teve como objetivo investigar/analisar os efeitos de sentido constituídos nas entrevistas narrativas de três licenciandos de um Curso de Letras de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A pretensão ...
    • Direitos Linguísticos dos Surdos nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul: reflexões sobre a Implementação do Artigo 13 do Decreto 5.626 

      Schimulfening, Peterson Lima (2024-12-19)
      A presente Tese investiga o impacto do artigo 13 do Decreto 5.626/2005 nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, com ênfase na promoção e proteção dos direitos linguísticos dos surdos no contexto educacional. O ...
    • O discurso político mediado por computadores: uma análise das estratégias discursivas dos candidatos à presidência brasileira no segundo turno das eleições de 2018 

      Volcan, Taiane de Oliveira (2020-02-27)
      A presente tese parte do reconhecimento de que todo discurso é atravessado e por condições específicas que moldam e, ao mesmo tempo, movimentam os saberes necessários para a produção de sentido dos discursos. Essa noção é ...
    • Do latim às línguas românicas: um estudo sobre a diacronia das vogais tônicas do espanhol, português, italiano e francês à luz da Teoria de Traços 

      Adamoli, Marco Antônio (2021-02-25)
      Este trabalho investiga a evolução das vogais tônicas das quatro principais línguas derivadas do latim vulgar – espanhol, português, italiano e francês – a partir dos pressupostos da Teoria de Traços. A escolha dessa teoria ...
    • “E como não há foto alguma desse encontro, reúno-os aqui”: fotografia e cinema nas poéticas de Leila Danziger e Marília Garcia 

      Rocha, Mariane Pereira (2024-02-06)
      Esta pesquisa discute a intermidialidade na poesia brasileira contemporânea, a partir das líricas de Marília Garcia e Leila Danziger, com foco nas relações estabelecidas com a fotografia e o cinema. A análise se desdobra ...
    • Educação a distância no ensino superior: a construção de identidades docentes 

      Rochefort, Thaís de Almeida (2024-11-22)
      A presente tese tem como objetivo investigar, com base em narrativas de um grupo de três docentes, os processos de construção identitária vivenciados por professores e professoras de cursos de graduação de diferentes ...
    • Educação linguística na infância: uma abordagem de ensino de Línguas Adicionais com crianças e Metodologias Ativas sob a perspectiva Ecológica 

      Kieling, Helena dos Santos (2023-06-06)
      Não há formação inicial que contemple a variedade de contextos com os quais o futuro professor de línguas possa vir a se deparar na sua vida profissional. Porém, compreendendo currículo como um elemento que constitui a ...
    • #Eleitas: Violência simbólica de gênero e resistência em publicações da página Quebrando o Tabu sobre a participação feminina na política 

      Silveira, Graciele Urrutia Dias (2023-04-04)
      A presente investigação tem como objetivo discutir de que maneiras a violência simbólica (BOURDIEU, 1989; ZIZEK, 2014) de gênero se apresenta em comentários de três publicações da campanha Eleitas, divulgada pela página ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV