Pós-Graduação em Educação - PPGE
O Programa de Pós-Graduação da FaE / UFPel constitui-se em uma etapa da formação dos profissionais da educação que possibilita o aprofundamento em temas de interesse dos alunos e que tem na pesquisa um instrumento para estabelecer a relação teoria-prática.
Novedades
Essa comunidade abrange artigos de periódicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos na área de Educação.
Todas as informações contidas nessa comunidade podem ser utilizadas em trabalhos acadêmicos, desde que citada a fonte, preservando os direitos autorais.
Colecciones en esta comunidad
-
PPGE: Artigos avaliados por pares [30]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Pós-Graduação em Educação. -
PPGE: Capítulos de livros [2]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área da Pós-Graduação em Educação. -
PPGE: Dissertações e Teses [789]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE. -
PPGE: Trabalhos em eventos [46]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.
Envíos recientes
-
Conversas com as professoras da/na escola de surdos: educação bilíngue intercultural e diferenciação curricular
(2025-03-28)A presente tese, produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa “Saberes insurgentes e pedagogias transgressoras”, aborda a articulação entre educação bilíngue, ... -
Política Nacional de Alfabetização e a educação matemática no contexto de escolas municipais
(2025-03-30)Esta tese tem como objetivo analisar a influência da educação matemática apresentada pela Política Nacional de Alfabetização na atuação das professoras do primeiro ou do segundo ano do ensino fundamental na rede municipal ... -
As atuações políticas das primeiras-damas Orsina da Fonseca e Nair de Teffé a partir de suas redes sociais, espaços de sociabilidade e trajetórias políticas (1910-1924)
(2025-04-04)As investigações sobre as diferentes formas de participação política de mulheres permitem a ampliação de olhares sobre os contextos sociais, econômicos, intelectuais e políticos que caracterizam cada período e sociedade. ... -
De caracolas a piruetas: práticas de educação musical criativa com crianças
(2024-12-18)Este trabalho enfatiza a experiência pessoal do educador musical-pesquisadorcompositor, destacando sua trajetória e as práticas de criação musical em que as crianças atuam como interlocutoras essenciais. Inspirado na ... -
Efeitos das políticas educacionais neoliberais sobre o trabalho e a autonomia dos professores e processos de resistência e de construção da docência autônoma
(2025-02-21)O presente estudo é resultado de uma investigação sobre os efeitos das políticas educacionais atreladas ao novo ordenamento e às novas configurações sóciopolítico-econômicas do capitalismo globalizado sobre o trabalho e a ... -
Egressos do curso de cinema e audiovisual da UFPel: marcas identitárias
(2025-03-17)Esta tese investiga as marcas identitárias dos egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), considerando a identidade como um discurso dinâmico, suscetível a transformações, ... -
A teoria educacional de John Dewey e sua relação com a pedagogia socialista soviética de Anton Makarenko: diferentes epistemologias, possíveis interações
(2025-03-31)A presente tese, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, tem como objetivo investigar elementos oriundos da epistemologia ... -
O vírus do capital: as mutações e as inserções da lógica neoliberal nas formas de contratação e a precarização do trabalho docente
(2024-12-13)A presente pesquisa analisa a precarização do trabalho docente, especialmente a partir das contratações temporárias, sob uma perspectiva crítica ao sistema capitalista e neoliberal. O objetivo é compreender as implicações ... -
Fundamentos de excelência em educação profissional: narrativas (auto)biográficas e experiências do Senac-RS no worldskills Competitions
(2025-03-17)Este estudo, intitulado Fundamentos de Excelência em Educação Profissional: Narrativas (Auto)Biográficas e Experiências do Senac-RS no WorldSkills Competitions, investigou os fatores determinantes para a excelência na ... -
Conhecimento pedagógico do conteúdo de professores da educação profissional técnica de nível médio: um estudo sobre a prática docente
(2025-01-29)O tema desta pesquisa versa sobre a construção e prática do conhecimento pedagógico de conteúdo de professores que trabalham na educação profissional e tecnológica (EPT), em um curso técnico, de nível médio, de um Instituto ... -
Processos de privatização na educação e impactos da pandemia: uma análise da parceria entre Associação Nova Escola e Governo do Estado do Ceará
(2024-11-18)Este estudo investiga a parceria entre a Associação Nova Escola e o Governo do Estado do Ceará, estabelecida no ano de 2020, durante o contexto da pandemia de COVID-19. Esta parceria inclui a produção do Material Educacional ... -
Parcerias público-privadas em educação: um estudo de caso do município de Pelotas
(2025-05-27)Esta dissertação analisa a atuação de instituições privadas na educação pública no município de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2017 e 2020, a partir da consolidação de Parcerias Público-Privadas ... -
Profissionais de apoio para alunos com deficiência em escolas públicas: um estudo documental
(2025-05-29)Este estudo teve como objetivo analisar as legislações municipais e estaduais das cinco regiões do Brasil relacionadas aos profissionais de apoio à inclusão escolar, especialmente aqueles que acompanham estudantes com ... -
Visualidades docentes: formação de professores com o PIBID Artes Visuais - FURG a partir de sentidos imagéticos
(2024-12-16)O presente trabalho foi construído a partir da interrogação: quais sentidos de docência aparecem nas visualidades da formação experiencial com o PIBID Artes Visuais da FURG? Desenvolveu-se enquanto uma pesquisa de inspiração ... -
Política afirmativa e formação acadêmica: o ingresso de fronteiriços uruguaios na Universidade Federal do Pampa
(2024-10-04)Para que a Universidade seja um espaço plural e todos tenham possibilidade de acesso a ela e de permanência em seus cursos, demarcam-se, no Brasil, dois movimentos fundamentais: a promulgação da Lei n.º 12.711/12 e a ... -
Arte/educação no terreiro: a possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas do(a) professor(a) de arte através do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti, em São Luís/MA
(2024-09-26)Esta tese tratou sobre a possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas no ensino de arte, a partir das religiões de matriz africana, mais especificamente do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti, em São ... -
O Gymnasio Espírito Santo e a atuação da ordem religiosa premonstratense em Jaguarão, RS, Brasil (1901-1914)
(2024-10-29)Esta tese tem como objetivo compreender o trabalho no campo educacional dos Padres Premonstratenses da Abadia de Averbode/Bélgica, na cidade de Jaguarão, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, no início do século XX, a ... -
Intervenção mediada por pares com o uso de videomodelação: uma estratégia para comunicação e interação social de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil
(2024-09-26)Os déficits nas habilidades sociocomunicativas de Pessoas com Transtorno do Espetro Autista (TEA) podem impactar tanto seu desenvolvimento ao longo da vida escolar como sua qualidade de vida. Para minimizar estes déficits, ... -
Mulheres ao mar: escrita performance e contracorpo, escrita com corpo, corpo com escrita
(2024-10-15)Este trabalho intitulado, Mulheres ao mar: Escrita performance e contracorpo, escrita com corpo, corpo com escrita, trata-se de uma pesquisa desenvolvida no curso de pós graduação em educação, da Universidade Federal de ... -
Entre narrativas e memórias: uma mulher estudante negra com deficiência conta a sua história de vida e escolarização
(2024-12-27)Esta tese teve como objetivo geral compreender o processo de escolarização de uma mulher, estudante negra com deficiência, tendo como perspectiva um olhar à sua história de vida, abordagem que influenciou a metodologia ...