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Rousseau e o exercício do filosofar.
dc.creator | Corrêa, Letícia Maria Passos | |
dc.date.accessioned | 2023-09-08T12:15:55Z | |
dc.date.available | 2023-09-08T12:15:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Letícia Maria Passos. Rousseau e o exercício do filosofar. Porto Alegre: Fundação Fênix, 2022. 214p . Disponível em: https://www.fundarfenix.com.br/ebook/36rosseaueoexercicio. Acesso em: 8 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-81110-56-7 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10044 | |
dc.description.abstract | Em "Rousseau e o exercício do filosofar", obra que o leitor tem em mãos, Letícia nos brinda com um duplo viés teórico quando deseja, a partir do panorama clássico da História das Ideias Pedagógicas, aqui representado pela perspectiva teórica de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): a) chamar nossa atenção para os aspectos necessários, urgentes e intransferíveis da formação dos sujeitos, justo nesse tempo em que vivemos enviesamentos da formação e até mesmo desvios (e por que não dizermos de-formações culturais?) e b) restaurar perspectivas produtivas para o ensino de Filosofia e o exercício do filosofar, a partir do pensamento pedagógico de um autor da estirpe de Rousseau. Ao nos convidar, enquanto leitores, para enveredar com ela pelas vias da proposta de Rousseau para o filosofar, Letícia é muito hábil, deveras convincente porque defende a tese de que há, no constructo filosófico-pedagógico de Rousseau, elementos para o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo. E vai além, elege categorias e elementos conceituais para comprovar sua tese: curiosidade (criatividade), criticidade, liberdade e afetividade são materiais que, retirados dos contextos do senso comum, são submetidos pela autora e professora de Filosofia ao crivo do exercício hermenêutico que desvela a obra pedagógica de Rousseau. Ao realizar e implementar a estratégia de revisitar um autor do século XVIII, já tão largamente estudado, por meio de um estratagema de interpretação que vai às profundezas de suas ideias, Letícia atualiza-nos a respeito do status da Filosofia como um conjunto de saberes e como uma disciplina criativa, como ela mesmo cita, rememorando Deleuze. Ao trazer Rousseau como um filósofo crítico, Letícia já nos prepara para o ambiente que vamos encontrar quando, a cada categoria anunciada e enunciada, dá-nos a oportunidade de re-conhecer Rousseau como propugnador de uma pedagogia curiosa, crítica, libertária e afetiva. Letícia é brilhante ao nos fazer concluir com ela a respeito do caráter interdisciplinar da Filosofia e a respeito do caráter sócio-histórico que impulsiona o pensar filosófico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Fundação Fênix | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Jean-Jacques Rousseau | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.title | Rousseau e o exercício do filosofar. | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.36592/9786581110567 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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