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dc.creatorVieira, Ana Gabriela da Silva
dc.date.accessioned2023-09-18T18:28:37Z
dc.date.available2023-09-14
dc.date.available2023-09-18T18:28:37Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Gabriela da Silva. Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno. Orientadora: Madalena Klein. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10083
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the Graduate Program in Education (PPGE/ UFPel), in the line of research Decolonial Epistemologies, Transgressive Education and Transformation Practices. The research investigated discourses of curricular documents - Pedagogical Political Project and School Regiment - of three schools of deaf in Rio Grande do Sul and aims to understand what modes of subjectivation are working as well as what modes of being deaf these discourses produce. For this purpose, the research was affiliated to Foucauldian studies, as a theoretical-methodological perspective, in order to understand the discourses in their positivity, as well as to approach knowledge/power relations that are in operation, producing and circulating truths about deafness and education of deaf.This study was operated with an analysis of the discourse in Michel Foucault as well as it mobilized theoretical and/or methodological tools of this author - as discourse, statement, power, truth, normalization and government. In the analysis, three statements were discussed, which correspond to three modes of subjectivation of the deaf subject: the first, which links the deaf to a notion of citizen rights; the second, which has it as a non-disabled individual; and the third, which treats this subject as a student subject. These three modes of being deaf are neither isolated nor antagonistic to each other, however they immerse themselves in a discourse of being a deaf student in contemporary times, a subject of a neoliberal governmentality and capable of normalization technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectSubjectivationpt_BR
dc.titleModos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-alunopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação. A pesquisa investigou discursos de documentos curriculares – Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar – de três escolas de surdos no estado do Rio Grande do Sul e visa compreender que modos de subjetivação estão funcionando, que modos de ser surdo estes discursos fabricam. Para tanto, a pesquisa se filiou aos estudos foucaultianos, enquanto perspectiva teórico-metologógica, afim de compreender os discursos em sua positividade, e abordar relações de saber/poder que estão em funcionamento, produzindo e fazendo circular verdades sobre a surdez e a educação de surdos. Operou-se com uma análise do discurso em Michel Foucault e mobilizou-se ferramentas teóricas e/ou metodológicas deste autor – como discurso, enunciado, poder, verdade, normalização e governo. Na análise, discutiu-se três enunciados, que corresponderiam a três modos de subjetivação do sujeito surdo: o primeiro, que atrela o surdo a uma noção de cidadão de direitos; o segundo, que o tem enquanto um indivíduo não incapacitado; e o terceiro, que o trata enquanto um sujeito-aluno. Esses três modos de ser surdo não estão isolados e nem se antagonizam entre si, mas imbricam-se em um discurso de ser aluno surdo na contemporaneidade, sujeito de uma governamentalidade neoliberal e passível de tecnologias de normalização..pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Madalena
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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