dc.creator | Möbbs, Adriane da Silva Machado | |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T18:42:27Z | |
dc.date.available | 2023-09-18 | |
dc.date.available | 2023-09-18T18:42:27Z | |
dc.date.issued | 2021-04-30 | |
dc.identifier.citation | MÖBBS, Adriane da Silva Machado. Formação Humana e Mediação Imperfeita: uma Filosofia da Educação em Paul Ricoeur. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neiva Afonso Oliveira. 2021. 107 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10092 | |
dc.description.abstract | This is a study on human formation and imperfect mediation in Paul Ricoeur. I support the thesis that from imperfect mediation it is possible to verify that Ricoeur's philosophy is characterized as human formation and, therefore, can be understood as a Philosophy of Education. To support such a thesis implies, on the one hand, to reconstruct Ricoeur's hermeneutic path, to demonstrate the existence of a philosophy as human formation. Otherwise, it implies presenting and defending the characteristics of a Philosophy of Education and, in what way, they appear in the author's philosophy. Finally, I present and discuss the author's writings on the educational issue with a view to the education of children, a secular education and a reform in higher education, as well as what are the tasks of a political educator. In addition, among the results, I demonstrate that Paul Ricoeur defends human formation that begins with the education of children and, extends, not only to higher education, but to informal education and, consequently, to the whole society and also the impossibility of demonstrating the existence of a Philosophy of Education, although it is not possible to completely discard it, as there is evidence of a rigorous reflection on Education in his work, but not of a more globalized concern with the subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Paul Ricoeur | pt_BR |
dc.subject | Mediação imperfeita | pt_BR |
dc.subject | Human formation | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Paul Ricoeur | pt_BR |
dc.subject | Imperfect mediation | pt_BR |
dc.title | Formação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur. | pt_BR |
dc.title.alternative | Human formation and imperfect mediation: a philosophy of education in Paul Ricoeur. | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Amaral Filho, Fausto dos Santos | |
dc.description.resumo | Trata-se de um estudo sobre a formação humana e a mediação imperfeita em Paul Ricoeur. Sustento a tese que a partir da mediação imperfeita é possível verificar que a filosofia de Ricoeur caracteriza-se enquanto formação humana e, portanto, pode ser compreendida como uma Filosofia da Educação. Sustentar tal tese implica, de um lado, em reconstruir o percurso hermenêutico de Ricoeur, para demonstrar a existência de uma filosofia enquanto formação humana. De outro modo, implica apresentar e defender as características de uma Filosofia da Educação e, de que forma, estas se apresentam na filosofia do autor. Por fim, apresento e discuto os escritos do autor acerca da questão educativa com vistas à educação das crianças, um ensino laico e uma reforma no ensino superior, bem como quais são as tarefas de um educador político. Além disso, entre os resultados, demonstro que Paul Ricoeur defende uma formação humana que começa com a educação das crianças e, se estende, não só ao ensino superior, mas à educação informal e, consequentemente, a toda sociedade; e, também a impossibilidade de demonstrar a existência de uma Filosofia da Educação, embora não seja possível descartá-la totalmente, pois há indícios de uma reflexão rigorosa acerca da Educação em sua obra, mas não de uma preocupação mais globalizada com o tema. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |