Show simple item record

dc.creatorMöbbs, Adriane da Silva Machado
dc.date.accessioned2023-09-18T18:42:27Z
dc.date.available2023-09-18
dc.date.available2023-09-18T18:42:27Z
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationMÖBBS, Adriane da Silva Machado. Formação Humana e Mediação Imperfeita: uma Filosofia da Educação em Paul Ricoeur. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Neiva Afonso Oliveira. 2021. 107 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10092
dc.description.abstractThis is a study on human formation and imperfect mediation in Paul Ricoeur. I support the thesis that from imperfect mediation it is possible to verify that Ricoeur's philosophy is characterized as human formation and, therefore, can be understood as a Philosophy of Education. To support such a thesis implies, on the one hand, to reconstruct Ricoeur's hermeneutic path, to demonstrate the existence of a philosophy as human formation. Otherwise, it implies presenting and defending the characteristics of a Philosophy of Education and, in what way, they appear in the author's philosophy. Finally, I present and discuss the author's writings on the educational issue with a view to the education of children, a secular education and a reform in higher education, as well as what are the tasks of a political educator. In addition, among the results, I demonstrate that Paul Ricoeur defends human formation that begins with the education of children and, extends, not only to higher education, but to informal education and, consequently, to the whole society and also the impossibility of demonstrating the existence of a Philosophy of Education, although it is not possible to completely discard it, as there is evidence of a rigorous reflection on Education in his work, but not of a more globalized concern with the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPaul Ricoeurpt_BR
dc.subjectMediação imperfeitapt_BR
dc.subjectHuman formationpt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPaul Ricoeurpt_BR
dc.subjectImperfect mediationpt_BR
dc.titleFormação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur.pt_BR
dc.title.alternativeHuman formation and imperfect mediation: a philosophy of education in Paul Ricoeur.pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amaral Filho, Fausto dos Santos
dc.description.resumoTrata-se de um estudo sobre a formação humana e a mediação imperfeita em Paul Ricoeur. Sustento a tese que a partir da mediação imperfeita é possível verificar que a filosofia de Ricoeur caracteriza-se enquanto formação humana e, portanto, pode ser compreendida como uma Filosofia da Educação. Sustentar tal tese implica, de um lado, em reconstruir o percurso hermenêutico de Ricoeur, para demonstrar a existência de uma filosofia enquanto formação humana. De outro modo, implica apresentar e defender as características de uma Filosofia da Educação e, de que forma, estas se apresentam na filosofia do autor. Por fim, apresento e discuto os escritos do autor acerca da questão educativa com vistas à educação das crianças, um ensino laico e uma reforma no ensino superior, bem como quais são as tarefas de um educador político. Além disso, entre os resultados, demonstro que Paul Ricoeur defende uma formação humana que começa com a educação das crianças e, se estende, não só ao ensino superior, mas à educação informal e, consequentemente, a toda sociedade; e, também a impossibilidade de demonstrar a existência de uma Filosofia da Educação, embora não seja possível descartá-la totalmente, pois há indícios de uma reflexão rigorosa acerca da Educação em sua obra, mas não de uma preocupação mais globalizada com o tema.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Neiva Afonso
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record