Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCaldas, Ana Luiza Paganelli
dc.date.accessioned2023-09-18T18:43:55Z
dc.date.available2023-09-18
dc.date.available2023-09-18T18:43:55Z
dc.date.issued2021-06-14
dc.identifier.citationCALDAS, Ana Luiza Paganelli. Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais. 2021. 184f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10093
dc.description.abstractThis PhD thesis, entitled ELDERLY DEAF PEOPLE NARRATIVES: subjectivity and cultural bounds, produced on the research line of epistemological decoloniality, transgressive education and transformation practices within the Post Graduate Program in Education from the Federal University of Pelotas, analyzes elderly Deaf people narratives, focusing on their experiences, community bounds and different manners of Being Deaf. Through five (5) interviews with elderly Deaf people, we have sought to enable moments of exchange between the interviewer and the interviewees, allowing some bounds to be formed concerning community, family, educational and linguistic experiences. The interviews were carried out in Libras, then they were transcribed into Portuguese and analyzed using the theoretical framework within Cultural Studies and Deaf Studies. With the objective of reflecting on how elderly Deaf people narrate their history and establish cultural bounds, this study draws inspiration from the following concepts: Being Deaf, narratives, subjectivity; and it also uses some studies from gerontology and elderly people education. The narrative analyses were grouped into six categories: infancy, family, school, Sign Language, Deaf associations and elderliness. It is understood that the possibility of being together as a group allows cultural bounds to be formed. When sharing experiences, such as the ones concerning linguistic privation, the fight for rights, social strangeness concerning the concept of Being Deaf and the challenges of being a Deaf person on the third age, other manners of living as a Deaf person are created. The research shows that elderly Deaf people have suffered throughout their lives with interventions from institutions that understood the differences between Deaf people from distinctive theoretical orientations. For this reason, it is important to highlight on discussions about Deaf education that elderly people carry a legacy of resistance to be transmitted to young Deaf people and that it may inspire the school education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSurdo idosopt_BR
dc.subjectSer surdopt_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectBeing deafpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectElderly deaf peoplept_BR
dc.subjectDeaf Communitypt_BR
dc.titleNarrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturaispt_BR
dc.title.alternativeElderly deaf people narratives: subjectivity and cultural boundspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA tese NARRATIVAS DOS SURDOS IDOSOS: subjetividade e vínculos culturais, produzida na Linha de pesquisa epistemologias descoloniais, educação transgressora e práticas de transformação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, analisa narrativas de surdos idosos, interessandose pelas experiências, vínculos comunitários e maneiras de Ser Surdo. Através de Entrevistas Narrativas com cinco (5) surdos idosos, buscou-se possibilitar momentos de troca entre a entrevistadora e os entrevistados, permitindo que fossem estabelecidas relações entre vivências familiares, comunitárias, escolares e linguísticas. As entrevistas foram realizadas em Libras, transcritas para o português e analisadas desde a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Com o objetivo de refletir sobre a forma como os surdos idosos narram suas histórias e estabelecem vínculos culturais, o estudo se inspira nos seguintes conceitos: Ser Surdo, narrativa, subjetividade, além de buscar amparo em alguns estudos de gerontologia e educação de idosos. As análises das narrativas foram agrupadas em seis dimensões: infância, família, escola, língua de sinais, associação de surdos e velhice. Entende-se que a possibilidade de estar juntos permite que se estabeleçam vínculos culturais. Ao compartilharem experiências, como a privação linguística, as lutas por direitos, o estranhamento social em relação ao Ser Surdo e os desafios de ser surdo na terceira idade, são inventadas outras maneiras de viver enquanto Surdo. A pesquisa mostra ainda que o surdo idoso de nossos dias sofreu, ao longo de sua vida, intervenções institucionais que entendiam a diferença surda a partir de orientações teóricas distintas. Por esse motivo, deve ser reconhecido nas discussões sobre educação de surdos que os idosos carregam um legado de resistência a ser transmitido aos surdos jovens e que inspire a educação escolar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Madalena
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem