• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Ana_Luiza_Paganelli_Caldas_Tese.pdf (1.587Mb)
Data
2021-06-14
Autor
Caldas, Ana Luiza Paganelli
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A tese NARRATIVAS DOS SURDOS IDOSOS: subjetividade e vínculos culturais, produzida na Linha de pesquisa epistemologias descoloniais, educação transgressora e práticas de transformação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, analisa narrativas de surdos idosos, interessandose pelas experiências, vínculos comunitários e maneiras de Ser Surdo. Através de Entrevistas Narrativas com cinco (5) surdos idosos, buscou-se possibilitar momentos de troca entre a entrevistadora e os entrevistados, permitindo que fossem estabelecidas relações entre vivências familiares, comunitárias, escolares e linguísticas. As entrevistas foram realizadas em Libras, transcritas para o português e analisadas desde a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Com o objetivo de refletir sobre a forma como os surdos idosos narram suas histórias e estabelecem vínculos culturais, o estudo se inspira nos seguintes conceitos: Ser Surdo, narrativa, subjetividade, além de buscar amparo em alguns estudos de gerontologia e educação de idosos. As análises das narrativas foram agrupadas em seis dimensões: infância, família, escola, língua de sinais, associação de surdos e velhice. Entende-se que a possibilidade de estar juntos permite que se estabeleçam vínculos culturais. Ao compartilharem experiências, como a privação linguística, as lutas por direitos, o estranhamento social em relação ao Ser Surdo e os desafios de ser surdo na terceira idade, são inventadas outras maneiras de viver enquanto Surdo. A pesquisa mostra ainda que o surdo idoso de nossos dias sofreu, ao longo de sua vida, intervenções institucionais que entendiam a diferença surda a partir de orientações teóricas distintas. Por esse motivo, deve ser reconhecido nas discussões sobre educação de surdos que os idosos carregam um legado de resistência a ser transmitido aos surdos jovens e que inspire a educação escolar.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10093
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV