• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Processos de subjetivação a partir da Lei 9.696/98 de regulamentação da profissão de educação física: disputa e constituição de profissionalidades

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Debora_Sinoti_Tese.pdf (959.6Kb)
Data
2021-02-26
Autor
Sinoti, Débora Avendano de Vasconcellos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta tese tensiona o cenário constituído, nos últimos 23 anos de regulamentação da profissão de Educação Física, através do problema de pesquisa: Como as subjetividades profissionais são produzidas em torno da regulamentação da profissão de Educação Física? Tem como objetivo geral: analisar as formas de subjetivação profissional a partir dos discursos que foram produzidos após a Lei 9.696/98. A tese foi dividida em dois eixos discursivos para a construção do cenário: os discursos de possibilidade para a constituição da regulamentação da profissão de Educação Física e os discursos de efeito, subdivididos no âmbito institucional e a partir de narrativas de egressos em Educação Física. As análises foram realizadas no eixo dos discursos de efeito. No âmbito institucional foram utilizados documentos dos órgãos normativos, fiscalizadores e judiciais. Para as narrativas foram entrevistados, com base em um roteiro de questões, os egressos da ESEF/UFPel, formados entre 2010 e 2016, num total de 11 (três Licenciados, três Bacharéis e cinco com ambas as formações, Licenciatura e Bacharelado). As entrevistas foram individuais, degravadas na íntegra. Como perspectiva teórica foram utilizados os pressupostos de Foucault. Com o desenvolvimento da tese observou-se que há um conjunto de produções: a manutenção dos jogos de poder que possibilitaram a regulamentação da profissão de Educação Física e a separação nas formações. Ainda, os discursos de que a Lei 9.696/98 afiançaria e legitimaria a profissão, liquefazem-se e são negociados por uma economia política da verdade. A partir das entrevistas verificou-se que os efeitos da regulamentação, nas subjetividades dos entrevistados, é o fortalecimento de profissionalidades empresárias de si mesmas, de acordo com suas capacidades de empregabilidade, estabelecendo-se autonomamente, majoritariamente identificadas no âmbito do Bacharelado. Os sujeitos constituem sua experiência e são subjetivados, conforme os relatos, como profissionais bipartidos, consideram-se professores ou profissionais de acordo com espaços de atuação e ou, modalidades trabalhadas. Enquanto, em menor parte, outros posicionam-se como professores, independentemente da formação e do espaço de atuação. As profissionalidades alternam-se entre sujeições e resistências aos discursos. Resistem principalmente quanto aos discursos de separação na formação, embora acolham os de uma necessária regulamentação da profissão. A regulamentação da profissão de Educação Física, em conjunto com o corpo discursivo que lhe sucedeu e lhe produziu efeitos potencializa, ao passo que igualmente negocia, com uma razão de Estado neoliberal em processos de subjetivações do empresariamento de si mesmo e de responsabilização dos sujeitos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10139
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV