dc.creator | Braz, Eliana Peter | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T19:57:44Z | |
dc.date.available | 2023-09-25 | |
dc.date.available | 2023-09-25T19:57:44Z | |
dc.date.issued | 2021-04-30 | |
dc.identifier.citation | BRAZ, Eliana Peter. Muitas histórias são importantes – releituras de vida e tensionamentos epistemológicos. Orientadora: Denise Marcos Bussoletti. 2021. 295f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10140 | |
dc.description.abstract | The thesis was conceived as a book in which a character-author who wants to write displaces a character from literature to approach her encounters with fictional characters and fictionalized characters. These meetings encourage her to read and reread texts and passages from her life with a more situated perspective, seeking to decolonize her references and to tension the narcissistic pact of whiteness, the pact of coloniality of knowledge and the pact of academic reading and writing. In order to write about these encounters with literature and theory, she use the procedure known as appropriation - in which authorship occurs through the assembly with fragments and elements of other people's texts, using works by Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, Roland Barthes, Gloria Anzaldúa, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, Paulo Freire, Marcela Lagarde y de los Ríos, Toni Morrison, Lia Vainer Schucman, Albert Memmi, among others. In this thesis-book, in addition to the narratives, the character-author shares her readings, her dialogues and discussions with authors, her discoveries, her writing process - experienced as a cry of indignation and as an invitation to dialogue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Branquitude | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Whiteness | pt_BR |
dc.subject | Coloniality | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Research writing | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.title | Muitas histórias são importantes – releituras de vida e tensionamentos epistemológicos | pt_BR |
dc.title.alternative | Many stories are important - reinterpretations of life and epistemological tensions | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese foi concebida como um livro em que uma personagem-autora que quer escrever desloca uma personagem da literatura para abordar seus encontros com personagens ficcionais e ficcionalizadas. Esses encontros a encorajam a ler e reler textos e passagens de sua vida com uma perspectiva mais situada, buscando descolonizar suas referências e tensionar o pacto narcísico da branquitude, o pacto de colonialidade de saber e o pacto de leitura e escrita acadêmica. Para escrever sobre esses encontros com a literatura e a teoria, se utiliza do procedimento conhecido como apropriação – em que a autoria se dá pela montagem com fragmentos e elementos de textos alheios, recorrendo a obras de Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, Roland Barthes, Gloria Anzaldúa, Conceição Evaristo, Maria Valéria Rezende, Paulo Freire, Marcela Lagarde y de los Ríos, Toni Morrison, Lia Vainer Schucman, Albert Memmi, entre outras. Nesta tese-livro, além das narrativas, a personagem-autora compartilha suas leituras, seus diálogos e discussões com autoras e autores, suas descobertas, seu processo de escrita – experimentados como um grito de indignação e como um convite ao diálogo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bussoletti, Denise Marcos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |