dc.creator | Proença, Kátia Aparecida Poluca | |
dc.date.accessioned | 2023-09-25T20:00:01Z | |
dc.date.available | 2023-09-25 | |
dc.date.available | 2023-09-25T20:00:01Z | |
dc.date.issued | 2021-06-24 | |
dc.identifier.citation | PROENÇA, Kátia Aparecida Poluca. A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Orientadora: Neiva Afonso Oliveira. 2021. 112 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10143 | |
dc.description.abstract | The thesis here presented inserts itself into a broad field of discussion which ties together Literature and Philosophy, stemming from the thought that Literature is fruition, it can, however, subsidize reflective critical thinking or the process of philosophizing in childhood. Its purpose is to present the human formation of the youth utilizing literature aimed at children and young adolescents and philosophy
as its base, tying the case study of the work of Monteiro Lobato into the bibliographical research. It is an interpretation of the works of Monteiro Lobato which were aimed at children and young adolescents, highlighting philosophical aspects present in certain characters. In the process of exploring the saga, there
occurs an unearthing of interactions and possibilities for discussion and connection between children’s literature and philosophy through dialogues with Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire and Nietzsche which constitute, alongside Monteiro Lobato and his commentators, the bibliographical references of this
research. The figure of the character Dona Benta stands out, as she narrates circumstances and characters which are philosophical. Another instigating character from the work is Tia Nastácia, which has a personality gifted with practical and popular knowledge, whose presence helps in caring for the children’s well-being. In teaching the religious and popular practices of the Brazilian nation, Tia Nastácia reveals the genuine aspects of our citizens. As such, it is evidenced that literature, through lucidity, can function as a driving factor for the human formation of young thinkers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia para crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação para o filosofar | pt_BR |
dc.subject | Literature aimed at children and young adolescents | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Education for philosophizing | pt_BR |
dc.title | A literatura infantojuvenil e a filosofia com as crianças: o caso das personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of literature aimed at children and young adolescents as a starting point for the teaching of philosophy with children: the case of the characters from Sítio do Picapau Amarelo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese aqui apresentada insere-se num campo amplo de discussão que vincula Literatura e Filosofia, possui um ponto de partida e de admissão de que Literatura é fruição, mas, pode, todavia, subsidiar o pensamento reflexivo-crítico ou o filosofar na infância. Tem como propósito apresentar a formação humana das crianças com base na literatura infantojuvenil e a filosofia, atrelando à pesquisa bibliográfica o estudo de caso da obra de Monteiro Lobato. Trata-se de uma interpretação das obras infantojuvenis de Monteiro Lobato, realçando aspectos filosóficos presentes em algumas personagens. Ao explorar a saga, são desvendadas interfaces e possibilidades de discussões e de conexões entre literatura infantil e filosofia por meio de diálogos com Jean-Jacques Rousseau, Paulo Freire e Nietzsche que constituem, junto com Monteiro Lobato e seus comentadores, o referencial bibliográfico da pesquisa. Destaca-se a figura da personagem Dona Benta, ao narrar circunstâncias e personagens filosóficos.
Outra instigante personagem da obra é Tia Nastácia, de personalidade dotada de uma sabedoria prática e popular, cuja presença assessora no cuidado com o bemestar das crianças. Ensinando as crenças religiosas e populares da nação brasileira, Tia Nastácia revela os aspectos genuínos de nossos cidadãos. Assim, evidencia-se que a literatura, através do seu potencial imagético transformador, pode funcionar como elemento motriz para a formação humana de infantes filosofantes. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Neiva Afonso | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |