• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf (5.123Mb)
Data
2021-08-27
Autor
Cansi, Lislaine Sirsi
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente tese consiste em uma pesquisa historiográfica no campo da História da Educação a partir do suporte teórico-metodológico da História Cultural. Um impresso periódico, a revista BRAVO!, foi eleito como objeto de interesse e que também serve como fonte de pesquisa. O enfoque está centrado no levantamento e na análise de fontes iconográficas e discursivas da editoria Artes Plásticas da referida revista, capas e fólio (reportagens principais e seção Atelier). As fontes históricas somam catorze exemplares, na periodicidade 1997 – 2004. A metodologia utilizada é a análise documental. Considerando que a revista BRAVO! tem a cultura como pauta, o objetivo geral é investigar de que modo é possível articular as fontes históricas ao campo da Educação, indicando e problematizando possibilidades de aproximação por meio de formas de educar, compreendidas como sintoma, reprodução e educação do olhar. As categorias de pesquisa utilizadas são campo, capital (cultural e simbólico), reprodução, representação, imagem e educação do olhar. Esta pesquisa é apresentada em quatro capítulos, além do introdutório, construídos a partir de fundamentação teórico-metodológica de autores do campo da História, da Arte, da Sociologia e da Comunicação. São eles: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D’Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. Os resultados dizem respeito a compreensão da revista BRAVO! como um impresso periódico dirigido a um público leitor intelectualizado, em especial à elite intelectual pertencente ao eixo geográfico São Paulo – Rio de Janeiro, tendo como intencionalidade reportar o melhor da cultura para esse público. Além disso percebeu-se que ela manteve projeto gráfico vanguardista e apresenta espaços potenciais de educação em sua paginação
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10144
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV