A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)
Resumo
A presente tese consiste em uma pesquisa historiográfica no campo da História da Educação a partir do suporte teórico-metodológico da História Cultural. Um impresso periódico, a revista BRAVO!, foi eleito como objeto de interesse e que também serve como fonte de pesquisa. O enfoque está centrado no levantamento e na análise de fontes iconográficas e discursivas da editoria Artes Plásticas da referida revista, capas e fólio (reportagens principais e seção Atelier). As fontes históricas somam catorze exemplares, na periodicidade 1997 – 2004. A metodologia utilizada é a análise documental. Considerando que a revista BRAVO! tem a cultura como pauta, o objetivo geral é investigar de que modo é possível articular as fontes históricas ao campo da Educação, indicando e problematizando possibilidades de aproximação por meio de formas de educar, compreendidas como sintoma, reprodução e educação do olhar. As categorias de pesquisa utilizadas são campo, capital (cultural e simbólico), reprodução, representação, imagem e educação do olhar. Esta pesquisa é apresentada em quatro capítulos, além do introdutório, construídos a partir de fundamentação teórico-metodológica de autores do campo da História, da Arte, da Sociologia e da Comunicação. São eles: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D’Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. Os resultados dizem respeito a compreensão da revista BRAVO! como um impresso periódico dirigido a um público leitor intelectualizado, em especial à elite intelectual pertencente ao eixo geográfico São Paulo – Rio de Janeiro, tendo como intencionalidade reportar o melhor da cultura para esse público. Além disso percebeu-se que ela manteve projeto gráfico vanguardista e apresenta espaços potenciais de educação em sua paginação