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dc.creatorBorba, Marcelo Barros de
dc.date.accessioned2023-09-29T13:56:33Z
dc.date.available2023-09-29
dc.date.available2023-09-29T13:56:33Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.citationBORBA, Marcelo Barros de. Criar com bandas: ritornelos do Bacharelado em Música Popular da UFPel. Orientadora: Profª. Drª. Carla Rodrigues. Co-orientador: Prof. Dr. Eduardo Guedes Pacheco. 2020. 98f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10176
dc.description.abstractThe present investigation discusses the musical creation in the bachelor's course in popular music at the Federal University of Pelotas-RS. Operating from the perspective of the philosophy of difference (DELEUZE, 2010; 1999; 2009), fictional alliances are proposed with philosophers and composers such as Tom Zé, Arrigo Barnabé and Itamar Assumpção to address a joint practice, a constitution of bands according to the notion of becoming developed by Deleuze and Guattari (1995). Influenced by the company of philosophers like Bergson and Espinosa, it is proposed to think of music no longer as a product of dualistic notions of form and content, but of the expressive relationship between windows and materials. A method is created in the unfolding of the notions of intuition and recursion together with the intercessors. The work aims to contribute to the production of knowledge about music education in music higher education. Thus, this study becomes relevant due to the possibility of understanding some singularities that permeate group musical practice in higher education in music. Researcher's locus of work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da diferençapt_BR
dc.subjectBacharelado em música popularpt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectBandaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhilosophies of differencept_BR
dc.subjectBbachelor's degree in popular musicpt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectBandspt_BR
dc.titleCriar com bandas: ritornelos do bacharelado em música popular da UFPelpt_BR
dc.title.alternativeCreate with bands: ritornelos from the bachelor's degree in popular music at UFPelpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pacheco, Eduardo Guedes
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza a criação musical no curso de bacharelado em música popular da Universidade Federal de Pelotas-RS. Operando a partir da perspectiva da filosofia da diferença (DELEUZE, 2010; 1999; 2009) são propostas alianças ficcionadas com filósofos e compositores como Tom Zé, Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção para abordar a prática de conjunto, a constituição de bandas segundo a noção de devir desenvolvida por Deleuze e Guattari (1995). Influenciado pela companhia de filósofos como Bergson e Espinosa, propõe-se pensar a música não mais como produto das noções dualistas de forma e conteúdo, mas da relação expressiva entre as forças e os materiais. É criado um método nos desdobramentos das noções de intuição e recursividade produzida junto aos intercessores. O trabalho pretende contribuir para a produção de conhecimento sobre educação musical no ensino superior de música. Sendo assim, este estudo torna-se pertinente pela possibilidade de se compreender algumas singularidades que permeiam a prática musical em grupo no ensino superior de música. Lócus de trabalho do pesquisador.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Carla Gonçalves
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


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