Recontextualização curricular de dois programas de residência em área profissional da saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um hospital de ensino : um estudo sobre a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade
Abstract
Este trabalho teve como foco a política curricular de dois Programas de Residência em Área Profissional da Saúde – modalidade multiprofissional, vinculados a um Hospital de Ensino, considerados a partir da Lei nº 11.129 de 2005 (BRASIL, 2005a), que instituiu a Residência em Área Profissional da Saúde (RAPS). O objetivo principal desta tese foi analisar o processo de recontextualização da política curricular desses Programas, tendo como destaque a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, a partir das percepções de coordenadores de Programas, tutores, docentes e preceptores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos. A coleta de dados deu-se mediante a realização de entrevistas semiestruturadas e estudo documental, analisados por meio do método de Análise Temática (AT) de Braun e Clarke (2006) com suporte do software de análise de dados qualitativos webQDA. A teoria sociológica de Basil Bernstein (1981, 1984, 1988a, 1988b, 1996, 1998a, 1998b, 2003) foi o principal referencial teórico-metodológico adotado para compreender o campo da prática pedagógica e o processo de recontextualização do currículo dos Programas de Residência, áreas de concentração: Atenção ao Câncer e Urgência e Emergência. Como resultado, foi possível verificar que há necessidade de que o texto da política subsidie os agentes envolvidos nos Programas a compreenderem a relevância de estimular a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, propiciando que com suas práticas pedagógicas enfatizem o proposto pelo discurso pedagógico oficial, de modo a favorecer a realização de atividades integradoras e multiprofissionais. Os participantes da pesquisa reconheceram a relevância da interdisciplinaridade e da multiprofissionalidade para a formação dos futuros profissionais, como, também, demonstraram que carecem de maior conhecimento nesses temas, não se sentindo tão preparados para conduzir os conhecimentos dentro de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. Por outro lado, nesta investigação, a presença de uma instituição formadora não representa elemento fundamental para que as práticas em saúde ocorram de maneira interdisciplinar e multiprofissional. Ressalta-se a importância deste estudo para vislumbrar que as RAPS são potentes para favorecer aproximações entre o ensino e o serviço, diminuindo fronteiras entre as áreas de conhecimento e as profissões, superando as mazelas da fragmentação do cuidado e da uniprofissionalidade. O desenvolvimento deste estudo, evidenciou a necessidade de instrumentalizar o corpo docente assistencial para o desenvolvimento de uma prática integral, interdisciplinar e em equipe, possível de tornar essa modalidade de pós-graduação ensino-serviço capaz de formar recursos humanos aptos a atender as necessidades de saúde da população. Entende-se que a preceptoria, assim como as demais atividades exercidas por docentes e tutores, exigem do profissional da saúde um desempenho clínico qualificado aliado a competências pedagógicas. Portanto, neste estudo, espaços formativos para capacitá-los se mostraram essenciais para a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, a efetividade da política das Residências em Saúde e para o fortalecimento do SUS.