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dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.creatorSouza, José Edimar de
dc.creatorOliveira, Maria Augusta Martiarena de
dc.date.accessioned2023-10-09T17:40:41Z
dc.date.available2023-10-09T17:40:41Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationRIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-5696-726-8
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268
dc.description.abstractComo pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora Fipt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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