Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.creatorSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2023-10-09T17:40:58Z
dc.date.available2023-10-09T17:40:58Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de. (Org.). História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas. Caxias do Sul: EDUCS, 2023. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 2). 275p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/arquivo/ebook/historia-e-historiografia-da-educacao-no-rio-grande-do-sul-4001/. Acesso em: 9 out. 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5807-269-0
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10269
dc.description.abstractNo final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre ?documentos oficiais? e documentos ?não oficiais?.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUCSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem