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História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas
dc.creator | Cruz, Fernando Cezar Ripe da | |
dc.creator | Souza, José Edimar de | |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T17:40:58Z | |
dc.date.available | 2023-10-09T17:40:58Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de. (Org.). História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas. Caxias do Sul: EDUCS, 2023. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 2). 275p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/arquivo/ebook/historia-e-historiografia-da-educacao-no-rio-grande-do-sul-4001/. Acesso em: 9 out. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5807-269-0 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10269 | |
dc.description.abstract | No final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre ?documentos oficiais? e documentos ?não oficiais?. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | EDUCS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.title | História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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Departamento de Ensino: Livros [15]
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