Show simple item record

dc.creatorSimões, Eleonora das Neves
dc.date.accessioned2023-10-09T18:29:04Z
dc.date.available2023-10-09T18:29:04Z
dc.date.issued2022-06-30
dc.identifier.citationSIMÕES, Eleonora das Neves. Inventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURG. 2022. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10276
dc.description.abstractThe investigation that gives evidence to this thesis talks about a research and an academic writing that its target is the training for teaching children from zero to three years old, relating as locus of the examination the Pedagogy Course of the Federal University of Rio Grande – (FURG). As a general aim, I seek to analyze how teaching the day care center has been developed, considering aspects of FURG’s Pedagogy Course Curriculum. This attempt, having as sources of data written and oral documents, unfolds in analyzing the meanings attributed to babies and small children and their education in Early Childhood Education schools; the knowledge considered as necessary to teach in the day care center; the systems of thought and the experiences that build meanings about teaching in the day care center; the production of a type of intellectual in the developmental process of this course. Considering especially the concepts of curriculum, processes of subjectivation and invention from a post-structuralist approach, the production of data consisted of research strategies characteristic of the Case Study and Ethnography, such as the application of questionnaires, the realization of participant observations of the Supervised Curricular Internship meetings and guidelines with a group of six students, interviews with intern students and three course teachers, conversation clubs with the interns and analysis of course documents. In reference to ethical procedures, the participating subjects were informed about the risks and benefits of their participation in the research through a free and informed consent form – TCLE. As a result, it is demonstrated throughout the analyzes that the curriculum of FURG Pedagogy Course is a line of strength among other lines that debate the subjectivities of future teachers. Through the contingencies and embarrassment, tensioning knowledge and practices, the interns use certain strategies to invent themselves as teachers. An invention that is always partial, provisional and contradictory, which is made in the relationship to the institution of Early Childhood Education, along very young children and babies, with the school memory of the students and the tradition of Early Childhood Education, with the training institution from certain speeches of truth about how they should be and behave. An invention that dialogues to a memory and a utopia.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectDocência na crechept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInvenção de docênciaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogy coursept_BR
dc.subjectTeaching at day care centerspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectInvention of teachingpt_BR
dc.titleInventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURGpt_BR
dc.title.alternativeInventing Teaching for daycare in the pedagogy course at FURGpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334350773798068pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0141183727711568pt_BR
dc.description.resumoA investigação que dá corpo a esta tese trata de uma pesquisa e uma escrita que têm como tema a formação para a docência com crianças de zero a três anos, tendo como locus de investigação o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande –(FURG). Como objetivo geral, busco analisar como vêm se inventando docências para a creche, considerando aspectos do currículo do Curso de Pedagogia da FURG. Tal intento, tendo como fontes de dados documentos escritos e orais, desdobra-se em analisar os sentidos atribuídos aos bebês e às crianças pequenas e a sua educação nas escolas de Educação Infantil; os saberes considerados como necessários para exercer a docência na creche; os sistemas de pensamento e as experiências que produzem sentidos a respeito da docência na creche; a produção de um tipo de intelectual no processo formativo desse curso. Considerando especialmente os conceitos de currículo, processos de subjetivação e invenção a partir de um enfoque pós-estruturalista, a produção de dados consistiu de estratégias de pesquisa características do Estudo de Caso e da Etnografia, como a aplicação de questionários, a realização de observações participantes das reuniões e orientações do Estágio Curricular Supervisionado com um grupo de seis alunas, entrevistas com as alunas estagiárias e três professoras do curso, rodas de conversa com as estagiárias e análise de documentos do curso. No que tange aos procedimentos éticos, os sujeitos participantes foram esclarecidos dos riscos e benefícios de sua participação na pesquisa por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE. Como resultado, demonstra-se ao longo das análises que o currículo do Curso de Pedagogia da FURG é uma linha de força dentre outras linhas que disputam as subjetividades das futuras docentes. Em meio a contingências e constrangimentos, saberes e práticas tensionantes, as estagiárias utilizam determinadas estratégias para se inventarem como docentes. Uma invenção sempre parcial, provisória e contraditória, que se faz na relação com a instituição de Educação Infantil, com as crianças bem pequenas e os/as bebês, com a memória escolar das alunas e a tradição da Educação infantil, com a instituição formadora a partir de certos discursos de verdade de como devem ser e se comportar. Uma invenção que dialoga com uma memória e com uma utopia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Maria Manuela Alves
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record