• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Inventando docências para a creche no curso de pedagogia da FURG

Thumbnail
View/Open
Eleonora_das_Neves_Simões_Tese.pdf (4.565Mb)
Date
2022-06-30
Author
Simões, Eleonora das Neves
Metadata
Show full item record
Abstract
A investigação que dá corpo a esta tese trata de uma pesquisa e uma escrita que têm como tema a formação para a docência com crianças de zero a três anos, tendo como locus de investigação o Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande –(FURG). Como objetivo geral, busco analisar como vêm se inventando docências para a creche, considerando aspectos do currículo do Curso de Pedagogia da FURG. Tal intento, tendo como fontes de dados documentos escritos e orais, desdobra-se em analisar os sentidos atribuídos aos bebês e às crianças pequenas e a sua educação nas escolas de Educação Infantil; os saberes considerados como necessários para exercer a docência na creche; os sistemas de pensamento e as experiências que produzem sentidos a respeito da docência na creche; a produção de um tipo de intelectual no processo formativo desse curso. Considerando especialmente os conceitos de currículo, processos de subjetivação e invenção a partir de um enfoque pós-estruturalista, a produção de dados consistiu de estratégias de pesquisa características do Estudo de Caso e da Etnografia, como a aplicação de questionários, a realização de observações participantes das reuniões e orientações do Estágio Curricular Supervisionado com um grupo de seis alunas, entrevistas com as alunas estagiárias e três professoras do curso, rodas de conversa com as estagiárias e análise de documentos do curso. No que tange aos procedimentos éticos, os sujeitos participantes foram esclarecidos dos riscos e benefícios de sua participação na pesquisa por meio de um termo de consentimento livre e esclarecido – TCLE. Como resultado, demonstra-se ao longo das análises que o currículo do Curso de Pedagogia da FURG é uma linha de força dentre outras linhas que disputam as subjetividades das futuras docentes. Em meio a contingências e constrangimentos, saberes e práticas tensionantes, as estagiárias utilizam determinadas estratégias para se inventarem como docentes. Uma invenção sempre parcial, provisória e contraditória, que se faz na relação com a instituição de Educação Infantil, com as crianças bem pequenas e os/as bebês, com a memória escolar das alunas e a tradição da Educação infantil, com a instituição formadora a partir de certos discursos de verdade de como devem ser e se comportar. Uma invenção que dialoga com uma memória e com uma utopia.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10276
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV