• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As repercussões do Grupo Movimento Pensante na construção do “ser educadora” da educação infantil

Thumbnail
Ver/
Elisete_Mallmann_Tese.pdf (2.948Mb)
Fecha
2022-02-18
Autor
Mallmann , Elisete
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta tese aborda a temática da humanização da docência e da formação docente da Educação Infantil a partir da mobilização coletiva, colaborativa e cooperativa, promovida pelo Grupo Movimento Pensante, compreendido, neste estudo, como um movimento itinerante, periódico e autônomo de educadoras que, ao buscarem para si elementos que as humanizassem, partem do pressuposto de que suas próprias experiências podem ser o caminho para as comunidades de aprendizagem. Desse modo, o objetivo central desta pesquisa é investigar as repercussões do referido grupo no processo de construção da docência e de uma possível formação docente da Educação Infantil. Constituem seus objetivos específicos compreender como essas educadoras percebem esse grupo: suas origens, as expectativas de continuidade e repercussões na docência e formação da Educação Infantil; conhecer seus desafios e possibilidades a partir da perspectiva das educadoras, assim como identificar, ainda sob o ponto de vista das educadoras, as contribuições em relação a outras experiências de formação na Educação Infantil. Nesse intuito, foi realizado um estudo empírico que se aproximou da abordagem de pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987), apoiado nos fundamentos em relação à docência, de Alves (1980), Tardif e Lessard (2009) e Arroyo (2000); sobre a formação docente, em Nóvoa (1992/1995/ 2009), Veiga-Neto (2003) e Saviani (1991); sobre a humanização da Educação Infantil, em Sabino (2006), Freire (1987) e Boff (1999); sobre os Movimentos Educacionais, a partir de Barrera (2016), Singer (2015), Gohn (2005) e Wenger (2010). Os dados e as informações foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com doze educadoras participantes do Grupo Movimento Pensante, no período entre 2016/1 a 2018/2, assim como de registros escritos, fotográficos e audiovisuais resultantes das observações participantes, que passaram a constituir os diários pessoais (PINHEIRO; GUNTHER, 2008), conceituados, nesta pesquisa, de Rememorários. O processo de análise se deu a partir da técnica da análise de conteúdo, estudada por Bardin (2016). Essa investigação reforça que o Grupo Movimento Pensante originou novos modos de compreender a docência e a formação docente na Educação Infantil. Destaca-se a relevância da docência autoral construída a partir da convivência coletiva, colaborativa e cooperativa, assim como para o resgate do “Ser Educadora” a partir de propostas que contemplem elementos humanizadores como a experiência, a sensibilidade e a reflexividade. Nesse sentido, ao valorizarem estes elementos as educadoras exercitaram novos modos de pensar a docência evidenciando a necessidade da humanização dos espaços que habitam. Em decorrência da complexidade que constitui esse tema, este estudo deverá ser compreendido como um ponto de partida para novos entendimentos para, desse modo, ampliar e reforçar constantemente a relevância de propostas comprometidas com esse propósito que diz respeito à humanização da Educação Infantil.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10277
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV