• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais

Thumbnail
Ver/
Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf (4.262Mb)
Fecha
2022-07
Autor
Souza, Fabiana Lopes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta tese objetiva investigar as concepções das professoras de Artes Visuais da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, quanto às imagens e às relações de gênero no currículo escolar. Procurando agregar os estudos sobre gênero, currículo e imagens, a fundamentação teórica da pesquisa se baseia nas contribuições das teorias críticas, que questionam os modelos tradicionais de currículo e defendem a construção do currículo a partir de um processo democrático; e prioriza as abordagens das teorias pós-críticas, através de autoras e autores do pós-estruturalismo, teoria queer, estudos feministas e de gênero e estudos culturais, por possibilitarem reflexões sobre as imbricações do currículo escolar com as relações de poder, mais especificamente no que se refere à produção das subjetividades dos sujeitos, levando em conta, principalmente, os fatores sociais e culturais, dentre elas/es: Louro (2014; 2016), Paraíso (2016) e Silva (2005; 2017). Para refletir sobre gênero, apresenta-se as contribuições das teorias feministas, desde as primeiras fases do movimento feminista, nos estudos de Pinto (2010); Cisne (2015) e Gurgel (2010); até as teorias do feminismo negro, hooks (2015), Carneiro (2003) e Collins (2015; 2019) e do feminismo de(s)colonial, Gargallo (2007), Curiel (2014) e Miñoso (2016) por defenderem a necessidade de um pensamento que vá além das questões de gênero, que inter-relacione também as opressões de classe, raça e sexualidade, e ainda, a maneira como essas opressões são produzidas. Referente à imagem, Mitchell (2017; 2019), Mirzoeff (2003) e Hernández (2011; 2013), estudiosos da cultura visual, tratam sobre a importância desse campo estudos, visto que o nosso olhar é cotidianamente influenciado por diferentes e diversos meios, de informação e imagéticos; ademais, Hernández (2007) a partir de uma concepção mais pedagógica, reflete também sobre a necessidade da educação da cultura visual nas escolas, para o desenvolvimento de um pensamento critico e reflexivo das/os estudantes. Além das autoras e autores mencionados, apresenta-se ainda, os trabalhos de seis artistas visuais contemporâneas brasileiras, que tratam de temáticas que envolvem questões de gênero, classe e raça. A presente pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa e não apresenta uma metodologia fixa, pois apoiada nos estudos de Kincheloe e Berry (2004; 2007) e Paraíso (2014), adota a bricolagem de informações. Nesse processo, a partir da revisão bibliográfica, das imagens enviadas por onze professoras participantes e das entrevistas semiestruturadas, foram produzidos os dados de pesquisa. Constatou-se que as concepções das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens podem reforçar e/ou manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas podem também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10278
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [791]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV