• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola: uma história registrada em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962 -2017)

Thumbnail
Ver/
Lucas_Gonçalves_Soares_Tese.pdf (7.510Mb)
Fecha
2021-12-20
Autor
Soares, Lucas Gonçalves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pesquisa é resultado de um trabalho a nível de doutoramento, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. O estudo insere-se no campo da História da Educação, tendo como objetivo geral investigar práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar textos literários na escola registradas em cadernos de planejamento de professoras das séries/anos iniciais (1962-2017), identificando mudanças e permanências nas suas práticas. Para tanto, apresento as fontes documentais, quais sejam: cadernos de planejamento (diários de classe) de professoras, salvaguardados pelo Centro e grupo de pesquisa da História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos Livros Escolares – Hisales. Na sequência, discorro sobre a metodologia da investigação delimitando a pesquisa, os objetivos e o corpus de estudo. Em seguida, descrevo as práticas de ler, ouvir ler e ouvir contar que constituem os resultados do estudo, considerando a produção dos dados nos documentos ao longo de 55 anos, caracterizando-as quanto aos suportes dos textos literários utilizados pelas professoras: quadro de sala de aula, caderno do aluno e da professora, folhas mimeografadas e fotocopiadas, periódicos destinados ao professor, livro didático e livro infantil; e aos artefatos da cultura material escolar evidenciados no desenvolvimento dessas práticas: flanelógrafo, fantoches e fita cassete e disco compacto – CD. Na continuidade, identifico e detalho os espaços onde essas práticas eram ofertadas: biblioteca escolar, salas de leitura e cantinho da leitura; bem como as ações pedagógicas utilizadas pelas professoras nas práticas de leitura literária ao longo do período estudado: projetos de leitura, hora do conto, dramatização e leitura deleite. Quanto aos textos literários propostos nessas práticas, apresento os gêneros literários lidos/escutados na escola nesse período e os títulos e autores dos textos literários mais recorrentes e permanentes. Por fim, dou destaque ao texto literário “A Cigarra e a Formiga”, que aparece como permanência de uso na escola, sendo evidenciado em pelo menos um ano de cada década estudada.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10281
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV