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A educação social Pestalozziana e o Programa Mais Educação

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Ver/
Mara_Lucia_Teixeira_Brum_Tese.pdf (1.265Mb)
Fecha
2022-03-16
Autor
Brum, Mara Lucia Teixeira
Metadatos
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Resumen
A pesquisa apresenta as possíveis evidências entre a Educação Social Pestalozziana e Programa Mais Educação, principalmente quanto à proposta de Educação Integral que vem, ao longo dos séculos, tentando se firmar no seio das escolas públicas do Brasil. Parte-se, ao longo dessa investigação, da premissa que a Teoria Social Pestalozziana integra as bases conceituais dos Programa Mais Educação. Como perspectiva metodológica, a pesquisa caracteriza-se, em sua abordagem, como qualitativa e, em sua dimensão procedimental, como bibliográfica. Os achados da investigação são analisados à luz da interpretação hermenêutica-filosófica. No transcurso do estudo, são analisadas as obras de Johann Pestalozzi, bem como são perscrutados os documentos (leis, livros e produções) sobre o Programa Mais Educação (de 2007 a 2016). Primeiramente, o estudo discorre sobre a Gênese da Educação Social Pestalozziana, seus tempos e suas dimensões. Nesse sentido, são discutidos o contexto histórico de Johann Heinrich Pestalozzi; os princípios filosóficos, políticos e sociais de sua teoria; os elementos do método da educação elementar propostos pelo autor: cabeça, coração e mãos; o desenvolvimento integral e a concepção de educação social para o autor, bem como a sua influência na educação brasileira. Em um segundo momento, as aproximações e as contribuições entre a Educação Social Pestalozziana e o Programa Mais Educação são debatidas, considerando a construção histórica da Educação Integral na humanidade, os fundamentos do Programa Mais Educação, a proposta de Educação Integral no Programa Mais Educação e as evidências da Teoria Social Pestalozziana no Programa Mais Educação. Dentro dos limites a que toda investigação está sujeita, acredita-se que a pesquisa demonstrou como o pensamento pestalozziano está presente no Programa Mais Educação. Na história da pedagogia, Pestalozzi é reconhecido como uma das mais importantes referências no que tange à formulação de uma perspectiva de desenvolvimento integral. Assim, ao cotejar os princípios basilares de sua teoria social e educacional e aqueles que organizam a ideia de educação integral, presentes no Programa Mais Educação, acredita-se que existem fortes convergências entre esses dois objetos de estudo. A pesquisa ainda demonstrou que a intencionalidade de ambas as propostas se fundamenta e adquire fertilidade no campo social, já que as duas objetivam uma formação integral. Proeminente asseverar que tanto a teoria pestalozziana como o Programa Mais Educação defendem a educação como direito social, que é um princípio fundante para a formação humana. Compreende-se, por fim, que as pesquisas que se debruçam sobre os autores clássicos tornam-se relevantes para refletir diferentes fenômenos (como o texto de uma política educacional) e para projetar luzes em direção às problemáticas vivenciadas no contexto educacional. Como um autor clássico da pedagogia, Pestalozzi, com sua produção teórica, tem muito ainda a contribuir com a edificação de processos formativos que se comprometam com a integralidade do ser.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10282
Colecciones
  • PPGE: Dissertações e Teses [790]

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