• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - CCQFA
  • Pós-Graduação em Química - PPGQ
  • PPGQ: Dissertações e Teses
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A experimentação na formação de professores de Química: um discurso em ação

Thumbnail
Ver/
Dissertacao_Edson_Frozza.pdf (1.020Mb)
Fecha
2018-08-27
Autor
Frozza, Edson
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O estudo apresentado nessa dissertação objetivou compreender o discurso sobre experimentação que se faz presente nos cursos de formação de professores de Química e que orienta algumas das práticas desenvolvidas nesse espaço, bem como na Educação Básica. Para tal, nos apoiamos e apropriamos das ideias de discurso, basicamente dos processos arqueológicos, produzidos e discutidos por Michel Foucault e outros autores. Nesse processo teórico e metodológico de Análise do Discurso, o discurso é compreendido como prática. Nesse sentido, ele produz efeitos sobre as práticas e ações enquanto é produzido, reproduzido, intensificado por elas. O corpus de análise compreendeu entrevistas com professores que ministram aulas de Química experimental no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas, documentos oficiais que orientam os cursos de formação de professores e um grupo de materiais e produções do campo da Educação Química. A partir da análise desenvolvida, se evidenciou a emergência de um enunciado que a todo o momento é posto em ação, atualizado e reforçado, o qual pode ser descrito como: a experimentação é marcada por elementos e processos que sistematicamente buscam a diferenciar e a separar da teoria no nível da formação universitária. Há um discurso que põe em jogo determinadas práticas que orientam os processos e atividades desenvolvidas nas aulas experimentais, bem como na própria organização do curso. Destaca-se, então, a importância em repensar as práticas desenvolvidas e naturalizadas nos cursos de formação de professores de Química.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10326
Colecciones
  • PPGQ: Dissertações e Teses [242]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV