Validação de testes sensoriais para sua aplicação em consumer insights
Resumen
As metodologias sensoriais rápidas oferecem muitas soluções para os pesquisadores, no entanto, surgem dúvidas: são tão confiáveis quanto os métodos tradicionais? A aplicação de estatística é realmente muito complicada? Existe alguma maneira de comparar os resultados entre Brasil e México? Nesse sentido, o objetivo nesse trabalho foi comparar metodologias rápidas como CATA, Conjoint analysis, e suas respectivas estatísticas multivariadas, em consumidores, seja de forma conceitual ou degustada, dependendo das condições derivadas da pandemia, que impossibilitaram contato fisíco da população por um longo período, sendo assim, muitas atividades passaram a ser desenvolvidas a distância. Para validação dos testes sensoriais, utilizou-se barras de cereais contendo amaranto, disponíveis no Brasil e no México. Através dos resultos é possivel inferir que no Brasil as barras de cereais de amanto são reconhecidas pelos consumidores como retangular, amarela, com chocolate ou orgânico e no México um produto retangular, amarelo com mel ou chocolate. Além disto concluiu-se que o método CATA e o método conjoint analysis em conjunto com os métodos sensoriais tradicionais, como o teste de aceitação são capazes de auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e na obtenção de consumer insights de consumidores do produto.