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dc.creatorCosta, Cristine Paradeda
dc.date.accessioned2023-12-28T18:55:08Z
dc.date.available2023-12-28
dc.date.available2023-12-28T18:55:08Z
dc.date.issued2023-10-23
dc.identifier.citationCOSTA, Cristine Paradeda O capital social: níveis de percepção na agroindústria Azeites do Pampa em Bagé RS. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais) – Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11192
dc.description.abstractThe objective of this work to understand the levels of social capital that occur in the Azeites do Pampa agroindustry in the city of Bagé, state of R.S. The State of Rio Grande do Sul (RS) stands out as the main olive oil producing center in Brazil, presenting a record production of 448.5 thousand liters in the year 2022, which represents a notable increase of 122% in relation to previous year, according to data from the Olive Oil Registry of Rio Grande do Sul. In this context, it is relevant to note that among the 70 brands of olive oil produced in the state, 17 of them maintain their own agro-industries, called "lagares". Among these agroindustries, Azeites do Pampa, located in the municipality of Bagé (RS), is made up of 10 founding partners, all of whom are active olive oil producers who actively collaborate in the operation of this institution. The literature points out that agribusinesses with high levels of social capital are more efficient and sustainable. In this context, this research adopts an empirical and qualitative approach with the purpose of investigating the levels of social capital inserted in the context of the Azeites do Pampa agroindustry. The results of this study, derived from interviews with partners of the aforementioned agribusiness, demonstrate that the perception of social capital in this context is intrinsically related to the existence of solid ties between associates and the marked presence of mutual trust. This trust stands out as a central element that guides the social capital present at Azeites do Pampa. This research contributes to a deeper understanding of the relevance of social capital within the olive sector, highlighting how cooperation and trust can have positive impacts, not only on the agroindustry in question, but also on the local community and regional development.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectOliviculturapt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento territorialpt_BR
dc.titleO capital social: níveis de percepção na agroindústria Azeites do Pampa em Bagé RSpt_BR
dc.title.alternativeThe social capital: levels of perception of the Azeites do Pampa agroindustry, in Bagé, RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046138843543856pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-7649-5132pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7693830866855994pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é perceber os níveis de capital social que ocorrem na agroindústria Azeites do Pampa na cidade de Bagé, estado do R.S. O Estado do Rio Grande do Sul (RS) se destaca como o principal centro produtor de azeite no Brasil, apresentando um recorde de produção de 448,5 mil litros no ano de 2022, o que representa um notável aumento de 122% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Cadastro Olivícola do Rio Grande do Sul. Neste contexto, é relevante observar que entre as 70 marcas de azeite produzidas no estado, 17 delas mantêm agroindústrias próprias, denominadas "lagares". Dentre essas agroindústrias, merece destaque a Azeites do Pampa, situada no município de Bagé (RS), composta por um quadro de 10 sócios fundadores, todos eles ativos produtores de azeite de oliva que colaboram ativamente no funcionamento desta instituição. A literatura aponta que agroindústrias com altos níveis de capital social são mais eficientes e sustentáveis. Nesse contexto, a presente pesquisa adota uma abordagem empírica e qualitativa com o propósito de investigar os níveis de capital social inseridos no contexto da agroindústria Azeites do Pampa. Os resultados deste estudo, derivados de entrevistas com os sócios da mencionada agroindústria, demonstram que a percepção de capital social neste contexto está intrinsecamente relacionada à existência de laços sólidos entre os associados e à presença marcante de confiança mútua. Esta confiança se destaca como um elemento central que orienta o capital social presente na Azeites do Pampa. A presente pesquisa contribui para uma compreensão mais profunda da relevância do capital social no âmbito do setor olivícola, destacando como a cooperação e a confiança podem exercer impactos positivos, não somente na agroindústria em questão, mas também na comunidade local e no desenvolvimento territorial.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Gabrielito Rauter
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


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