dc.creator | Souza, Marco Aurélio da Cruz | |
dc.creator | Brisola, Eduarda Cristina | |
dc.creator | Ricobom, Carol Eduarda | |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T11:33:16Z | |
dc.date.available | 2024-01-12T11:33:16Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. A. C.; BRISOLA, E. C. ; RICOBOM, C. E. . A Arte na Educação Básica: reflexões acerca da performance artística no contexto de práticas em arte no ensino médio. REVISTA CENA, v. 22, p. 01-15, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/125110. Acesso em: 12 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/11576 | |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta de reflexões sobre a prática do componente curricular Estágio em Dança no Ensino Médio, da 6ª fase da Licenciatura em Dança, da Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Gaspar. A proposta do estágio foi trabalhar com a performance artística e como uma das avaliações desenvolver releituras de performances da artista Marina Abramović, das quais 8 foram contextualizadas nesse artigo. Temas como feminismo, lugar do corpo e empoderamento ganharam destaque nos trabalhos desenvolvidos. Foi perceptível o desenvolvimento da autonomia nos processos autorais dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFRGS | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Marina Abramović | pt_BR |
dc.title | A arte na educação básica: reflexões acerca da performance artística no contexto de práticas em arte no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Art in basic education: reflections about artistic performance in the context of art practices in high school | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/2236-3254.125110 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |