Teletrabalho compulsório: uma análise da qualidade de vida, satisfação e desempenho no trabalho dos servidores técnico-administrativos da UNIPAMPA durante a pandemia da Covid-19
Resumen
Após a pandemia da Covid-19 ser declarada, em março de 2020, medidas restritivas
foram implementadas para conter a contaminação em massa e evitar a sobrecarga
nos sistemas de saúde (BRASIL, 2020). Nesse cenário, o teletrabalho, também
chamado de home office, foi a alternativa para manter as atividades sem descumprir
o distanciamento social e passou a ser adotado por instituições públicas de ensino,
incluindo a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Reconhecido pela
Organização Internacional do Trabalho (OIT), o teletrabalho possui como alguns dos
seus benefícios a melhoria da qualidade de vida no trabalho e o aumento da
produtividade, da satisfação no trabalho e do desempenho (OIT, 2013; OLIVEIRA;
PANTOJA, 2018; FILARDI; CASTRO; ZANINI, 2020; LLÁCER IBORRA, 2020).
Assim, numa perspectiva de contribuir no aprofundamento da temática, este trabalho
teve o objetivo de analisar como o teletrabalho compulsório, interferiu na qualidade
de vida no trabalho, na satisfação no trabalho e no desempenho dos servidores
técnico-administrativos da UNIPAMPA durante a pandemia. Para tanto, realizou-se
uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa através de um questionário
eletrônico estruturado (survey), composto por 53 questões que abarcaram quatro
construtos: teletrabalho, qualidade de vida no trabalho, satisfação e desempenho no
trabalho, além de aspectos sociodemográficos e profissionais. Através da análise
fatorial confirmatória foram validados os construtos e o modelo integrado final e, por
fim, testadas as hipóteses formuladas com base em publicações existentes. Os
resultados indicaram uma relação direta e significativa entre o teletrabalho e a
qualidade de vida no trabalho que, por sua vez, apresentou influência direta na
satisfação e no desempenho no trabalho dos servidores técnico-administrativos da
UNIPAMPA durante a pandemia da Covid-19. Ao contrário do que havia sido
proposto no modelo inicial, verificou-se uma relação indireta do teletrabalho com a
satisfação e com o desempenho no trabalho dos servidores, mediadas pela
qualidade de vida no trabalho. Por fim, os resultados refutaram as hipóteses acerca
de relação significativa do gênero dos entrevistados com a preferência pelo
teletrabalho e, também, de que a satisfação no trabalho influenciaria diretamente no
desempenho dos servidores durante a pandemia da Covid-19. Como proposta de
intervenção foram elencadas algumas recomendações aos gestores da UNIPAMPA,
que visam aprimorar o teletrabalho, a qualidade de vida (QVT), a satisfação e o
desempenho no trabalho dos servidores técnico-administrativos da instituição.