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dc.creatorMalska, Nataliya
dc.date.accessioned2024-03-02T01:22:00Z
dc.date.available2024-03-02T01:22:00Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.identifier.citationMALSKA, Nataliya. Pensamento algébrico nos anos iniciais na perspectiva do Ensino Desenvolvimental de Elkonin-Davydov. 2022. 141f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12272
dc.description.abstractThis dissertation deals with the teaching of algebra from the perspective of developmental teaching, applying some tasks and bringing the exploration from some records and verifying the acceptance to work Algebraic thinking from the perspective of Developmental Teaching. The sight of it. the proposal of the Elkonin-Davydov theory was chosen and used for this investigation. To measure the understanding of algebraic thinking, qualitative research was carried out with the data collected in the workshops with the pedagogues of a municipal school in Rio Grande, RS. Data were collected from records, such as the recordings with the pedagogues of the 5 workshops, in which 10 teachers participated, the copies of the tasks carried out in the school weekly, in a period of five weeks. Two questionnaires were applied: one before and the other at the end of the workshops, where the teachers' attitudes towards algebraic thinking and its possible applications in the classroom were analyzed. The analysis was carried out in two stages, through the six actions of the study activity, in the classes and the evaluation of the tasks in each workshop. The teaching strategies or processes used during this investigation showed an open way to apply algebraic tasks in order to build their understanding in the early years of schooling. Despite the initial predominance of empirical thinking in the understanding of magnitudes by the research subjects, it was possible to reconstruct the vision of the concepts from the perspective of theoretical thinking through the work carried out and with the evidence present in the records. The incentive to learn something new, professional support and the organization of teaching allowed carrying out the study activity, which is essential to show the presence of a possible adaptation in teaching in the early years through pedagogues duly prepared to make these small changes in their classes. This way of organizing Mathematics teaching in the early years of school life allows contemplating algebraic thinking in the first days at school, as proposed in Developmental Teaching.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectDevelopmental teachingpt_BR
dc.subjectEarly years of schoolingpt_BR
dc.subjectAlgebraic elementspt_BR
dc.titlePensamento algébrico na perspectiva do ensino desenvolvimental de Elkonin Davydov: um estudo com professoras dos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeAlgebraic thinking in the early years from the perspective of Elkonin-Davydov's Developmental Teachingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação trata do ensino de álgebra a partir da perspectiva do ensino desenvolvimental, aplicando algumas tarefas e trazendo a exploração a partir de alguns registros e verificar a aceitação de trabalhar o pensamento algébrico, fundamentado na perspectiva do Ensino Desenvolvimental. A vista disso. a proposta da teoria do Elkonin-Davydov foi escolhida e utilizada por essa investigação. Para mensurar o entendimento do pensamento algébrico, realizou-se uma pesquisa qualitativa com os dados, coletados nas oficinas com as pedagogas de uma escola municipal de Rio Grande, RS. Os dados foram coletados a partir dos registros, como as gravações com as pedagogas das 5 oficinas, em quais eram 10 professoras participando, as copias das tarefas realizadas na escola semanalmente, num período de cinco semanas. Foram aplicados dois questionários: um antes e outro no final das oficinas, onde foram analisadas as atitudes das professoras em relação ao pensamento algébrico e suas possíveis aplicações nas aulas. A análise foi feita em duas etapas, através das seis ações da atividade de estudo, nas aulas e das avaliações das tarefas em cada oficina. As estratégias ou processos de ensino, utilizadas durante esta investigação, mostraram um caminho aberto para aplicar as tarefas algébricas a fim de construir a compreensão das mesmas nos anos iniciais de escolaridade. Apesar do inicial predomínio do pensamento empírico nas compreensões das grandezas pelos sujeitos da pesquisa, foi possível reconstruir a visão dos conceitos na perspectiva do pensamento teórico através do trabalho realizado e com as evidências, presentes nos registros. O incentivo de aprender algo novo, apoio profissional e a organização do ensino permitiu a realização da atividade de estudo que é fundamental para mostrar a presença de possível adaptação no ensino dos anos iniciais através das pedagogas devidamente preparadas para fazer estas pequenas mudanças nas suas aulas. Esse modo de organização de ensino da Matemática nos primeiros anos da vida escolar, permite fazer uma contemplação do pensamento algébrico logo nos primeiros dias na escola, assim, como é proposto no Ensino desenvolvimental.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpq2ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR


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