Modelagem da dispersão atmosférica de gases densos decorrente de liberações acidentais no transporte rodoviário com produtos perigosos
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar a dispersão atmosférica de gases densos, como a amônia (NH3) e o cloro (Cl2), decorrentes de vazamentos hipotéticos na cisterna de um caminhão durante o transporte rodoviário. Com a utilização de modelos matemáticos, foi possível estimar, considerando uma liberação acidental, a distância até a qual a nuvem formada na atmosfera se deslocará a partir do ponto de vazamento, até que esteja suficientemente diluída para não representar perigo em termos de toxicidade. Para realizar essa análise, utilizou-se o software ALOHA e o Google Earth. Entre os cenários analisados, os resultados demostraram que no Cenário 1 (Cenário 1: Manual ALOHA – Cloro) a nuvem tóxica teve um alcance de 1,37 km de comprimento na zona vermelha, ou seja, na zona letal e o objetivo foi validar o método utilizado nos demais cenários. No Cenário 2 (Cenário 2: Acidente BR-392 – Cloro), a nuvem que teve o maior alcance entre as liberações contínuas foi no caso 2, com a altura do orifício de vazamento em 0 m, com 5 km de comprimento na zona vermelha e entre as liberações instantâneas foi no caso 3, com a altura do orifício de vazamento em 0 m, com 4,7 km de comprimento na zona vermelha. Por fim, no Cenário 3 (Cenário 3: ETA Santa Bárbara – Amônia), a pluma que teve o maior alcance no período noturno foi no caso 6, com distância de 484 m, na zona vermelha, no período diurno o maior alcance foi no caso 4, com 139 m de comprimento na zona vermelha.