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A educação pela pedra: Jericoacoara, memória e narração

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Tese_JOSÉ_OSMAR_FONTELES.pdf (2.919Mb)
Data
2023-09-01
Autor
Fonteles, José Osmar
Metadata
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Resumo
A tese intitulada Educação pela Pedra: Jericoacoara, Memória e Narração, constitui-se em uma viagem sem sair do lugar. Tem como objetivo principal narrar a história dos moradores nativos de Jericoacoara e a sua relação com a Rota das Emoções, especialmente sobre a Vila de Jericoacoara, no estado do Ceará, situado no nordeste brasileiro. Uma viagem à deriva, realizada como um passeio fora das trilhas da Razão Instrumental, formatadas por esta Rota, com tempo e espaço determinados para cada movimento. Uma outra rota é proposta. Nesta viagem, com muitas curvas, as histórias são potencializadas pelo imaginário e pelas emoções de cada morador com experiências vividas e rememoradas no Serrote, antes e com a chegada do turismo. A proposta metodológica fundamenta-se nas interlocuções entre as concepções benjaminianas de história, memória e narrativa, e a perspectiva cunhada por James Clifford da etnografia surrealista. As formas de produção e apresentação desta tese amparam-se nas leituras benjaminianas acerca da íntima relação entre escrita e crítica epistemológica. Método da composição. Articula a narrativa através das aproximações com os textos literários de Italo Calvino, João Cabral de Melo Neto e Marilene. A tese sustenta a ideia de que não existe apenas uma, mas muitas Rotas das Emoções, distintas e não polarizadas. E o que o caminho narrativo mostrou e procura sugerir é que por trás (ou ao lado) da forma, existe um fundo, ou ainda, que o desafio de contar uma outra história da Rota das Emoções, permite compreender que, embora busquemos o particular de uma história, naquilo que a faz única, é, no entanto na relação com o geral que nos aproximamos mais da Outra história pretendida.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12896
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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