• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Narrativas de mulheres sobre o processo de feminilização na educação profissional e tecnológica: avanços e permanências nas relações de gênero em uma perspectiva interseccional

Thumbnail
View/Open
Tese_Leticia_Jobim.pdf (2.486Mb)
Date
2023-08-01
Author
Jobim, Letícia Mossate
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente pesquisa apresenta um estudo sobre as transformações nas relações de gênero ocorridas no campus São Vicente do Sul, um dos campi do Instituto Federal Farroupilha, a partir do processo de feminilização do curso Técnico em Agropecuária e tem por objetivo identificar as transformações que ocorreram com o ingresso de meninas nessa instituição e com a implantação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS). Situada no campo teórico dos Estudos Feministas Interseccionais e de Gênero, caracteriza-se por ser qualitativa e utiliza o método biográfico e História Oral temática, com entrevistas narrativas realizadas com estudantes egressas de duas gerações diferentes, juntamente com alguns servidores e servidoras que acompanharam a inserção das alunas e as mudanças ocorridas. Sob as lentes da interseccionalidade, para as análises, foram considerados os marcadores sociais a fim de identificar possíveis mudanças nessas relações quando o sexo vem atrelado a outros condicionantes. Com o intuito de reconhecer o público atendido pelos Institutos Federais, foi feito um levantamento de matrículas na Plataforma Nilo Peçanha, com um olhar especial para gênero, raça e classe, onde se constatou que a maioria é pardo, feminino e de baixa renda. Os resultados obtidos evidenciaram que apesar do aumento de mulheres na educação profissional e do tempo transcorrido, o sexismo, o machismo, o racismo, a divisão sexual, dentre outros, não deixaram de existir na esfera educacional e profissional. O que mudou, de fato, foi a capacidade de reconhecimento destes por parte das estudantes, pois o primeiro grupo - As Precursoras - apresentou maior dificuldade para identificar as desigualdades de gênero, já tão naturalizadas social e institucionalmente. O segundo grupo - As Contemporâneas - identificou-os com facilidade, porém isso não provocou mudanças substanciais nas desigualdades e nos preconceitos recorrentes. Elas continuam operando ativamente e precisam ser combatidas com formação para estudantes, docentes e Técnicos Administrativos, estendida a toda instituição, em especial aos homens.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12897
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV