Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLemos, Norberto Barros
dc.date.accessioned2024-05-06T12:25:00Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-06T12:25:00Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.identifier.citationLEMOS, Norberto Barros. Frações musicais: um estudo exploratório com normalistas. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12911
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the relationships between musical rhythmic division and addition of fractions, subtraction of fractions, multiplication of fractions and division of fractions, with activities that relate mathematical and musical concepts, with students from the normal course of a first and second class. Year of the State Institute of Education Assis Brasil, located in the city of Pelotas. To support the relationship we propose in our work, we seek concepts of Analogical Thinking in Abdounur (2006). The research question is the following: How does a group of students from the Normal Course of the Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, located in the city of Pelotas, express their understanding about the use of musical rhythmic division in the teaching of fractions? The activities developed in the workshops were the application of theoretical exercises involving the Mathematics/Music relationship, exploring operations with rational numbers, musical symbology and their respective duration values, binary, ternary, and quaternary musical time signatures and musical time signatures. The minister brought instrumental music – played on the trombone – in almost all the workshops. The workshop in which this did not occur, carried out in an expositive way, showed low enthusiasm and little assimilation of the mathematical knowledge worked. This proves what Abdounur, in his theory, as the triggering potential of music provides, in addition to motivation, fertile ground for the student's different skills. The workshops made it possible to discover that the relationships between the mathematical concepts and musical concepts addressed favor the learning of concepts of operations involving rational numbers, and that it is possible to work with such concepts in the teaching of operations with fractions. We noticed approval of this didactic proposal in all the students who participated in the workshop, and among all the positive factors provided by the Music/Mathematics relationship, motivation was the determining factor for the success of the workshops.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectDivisão rítmicapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectRhythmic divisionpt_BR
dc.titleFrações musicais: um estudo exploratório com normalistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre divisão rítmica musical e operações básicas de frações: adição de frações, subtração de frações, multiplicação de frações e divisão de frações, com atividades que relacionam conceitos matemáticos e musicais, com alunas do Curso Normal, de uma turma de primeiro e segundo ano do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, situado na cidade de Pelotas. Para fundamentar a relação que propomos em nosso trabalho, buscamos conceitos do Pensamento Analógico em Abdounur (2006). A pergunta de pesquisa é a seguinte: Como um grupo alunos do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, situado na Cidade de Pelotas expressa sua compreensão sobre o uso da divisão rítmica musical no ensino de frações? As atividades desenvolvidas nas oficinas foram aplicações de exercícios teóricos envolvendo a relação Matemática/Música explorando operações com números racionais, simbologia musical e seus respectivos valores de duração, compasso musical binário, ternário, quaternário e preenchimento de compasso musical. O ministrante trouxe musica instrumental – tocada no trombone – em quase todas as oficinas. A oficina em que isso não ocorreu, realizada na forma expositiva, mostrou baixo entusiasmo e pouca assimilação dos saberes matemáticos trabalhados. Isso comprova o que Abdounur mostra em sua teoria, a forma como a potencialidade desencadeadora da música propicia, além de motivação, terrenos férteis às distintas competências do aluno. As oficinas possibilitaram descobrir que as relações entre os conceitos matemáticos e conceitos musicais abordados favorecem a aprendizagem de conceitos de operações envolvendo números racionais, sendo possível trabalhar tais conceitos no ensino de operações com frações. Notamos aprovação dessa proposta didática por parte de todas as alunas que participaram da oficina. Entre todos os fatores positivos propiciados pela relação Música/Matemática, a motivação foi o fator determinante para o sucesso das oficinas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem