dc.creator | Morales, Gisele | |
dc.date.accessioned | 2024-05-06T12:26:26Z | |
dc.date.available | 2024-05-03 | |
dc.date.available | 2024-05-06T12:26:26Z | |
dc.date.issued | 2023-06-19 | |
dc.identifier.citation | MORALES, Gisele. A produção de vídeo estudantil como ação pedagógica na educação matemática com alunos do 5º ano. Orientador: Josias Pereira da Silva. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12914 | |
dc.description.abstract | This research focuses on Student Video Production associated with the discipline of mathematics in a 5th grade class at the Doutor Joaquim Assumpção public school, located in the center of the city of Pelotas/RS. It is characterized by qualitative research, of a research-teaching nature, which aims to show how much the use of technologies can contribute to the teaching process at school, especially after eighteen months of the Covid-19 Pandemic. For two years, the pandemic brought significant changes to the educational process and one of the only resources to reach students was through videos produced by teachers, students or education professionals. This investigative work enabled the production of mathematical videos with the class, adapting this resource to the act of teaching, aiming at the teaching-learning of the contents and presenting them in a more playful way. The research aimed to investigate how student videos can contribute to streamline the teaching of mathematics in the 5th grade. Data collection involved the following instruments: questionnaire, researcher's observations and video productions. During the content analysis (Bardin, 1997), four categories emerged: collaborative / interaction, learning, empathy and technology. It appears that the use of Student Video Production is still something relatively new at school. However, the active incorporation of this practice strengthens social relationships, promotes empathy, responsibility, respect and inclusion, diversifies knowledge, encourages new learning and allows for greater approximation between the people involved in the process. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Produção de vídeo estudantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject | Student video production | pt_BR |
dc.subject | Math | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.subject | Student | pt_BR |
dc.title | A produção de vídeo estudantil como ação pedagógica na educação matemática com alunos do 5º ano | pt_BR |
dc.title.alternative | Student video production as a pedagogical action in mathematics education with 5th grade students | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como foco a Produção de Vídeo Estudantil associada a disciplina de matemática numa turma de 5º ano da escola pública Doutor Joaquim Assumpção, localizada no centro da cidade de Pelotas/RS. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, de natureza pesquisa-ensino que visa mostrar o quanto o uso das tecnologias podem contribuir no processo de ensino na escola, principalmente, após dezoito meses de Pandemia da Covid-19. Por dois anos a pandemia trouxe mudanças significativas ao processo educacional e um dos únicos recursos para se alcançar os alunos era por meio de vídeos produzidos por professores, alunos ou profissionais da educação. Este trabalho investigativo possibilitou a produção de vídeos matemáticos com a turma adequando tal recurso ao ato de ensinar, visando o ensino-aprendizagem dos conteúdos e apresentando-os de uma forma mais lúdica. A pesquisa teve por objetivo investigar como os vídeos estudantis podem contribuir para dinamizar o ensino de matemática no 5º ano. A coleta de dados envolveu os seguintes instrumentos: questionário, observações da pesquisadora e as produções de vídeos. Durante a análise de conteúdo (Bardin, 1997), emergiram quatro categorias sendo: colaborativa / interação, aprendizagem, empatia e tecnologia. Constata-se que o uso da Produção de Vídeo Estudantil ainda é algo relativamente novo na escola. No entanto, a incorporação ativa dessa prática fortalece as relações sociais, promove a empatia, a responsabilidade, o respeito e a inclusão, diversifica o conhecimento, instiga novas aprendizagens e permite maior aproximação entre as pessoas envolvidas no processo. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Josias Pereira da | |
dc.subject.cnpq1 | MATEMATICA | pt_BR |