Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Janine Moscarelli
dc.date.accessioned2024-05-06T12:27:02Z
dc.date.available2024-05-03
dc.date.available2024-05-06T12:27:02Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationRODRIGUES, Janine Moscarelli. Instituto de Educação Assis Brasil: acervo e saberes para ensinar Matemática no Curso Normal (1962-1971). Orientador: Diogo Franco Rios. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12916
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Graduate Program in Mathematics Education (PPGEMAT), at the Federal University of Pelotas (UFPel), and aims to investigate the knowledge to teach related to Mathematics present in the Normal Course of the Instituto de Educação Assis Brasil ( IEAB), in the city of Pelotas, in the period from 1962 to 1971. The starting point of the research was the guard space of the Education Institute, founded on February 13, 1929, as the Complementary School of Pelotas, and its purpose was to train normal students. . I defend the importance of conservation of school collections as well as the possibilities they present to researchers in the History of Education, I narrate the search for documents and the process of transforming sources. I will address the studies on the knowledge to teach developed by the Research Team in History of Education Sciences (ERHISE) of the University of Geneva, Switzerland, and in the studies of Wagner Valente, which focuses on the knowledge to teach linked to the Mathematics present in the training of primary teachers in Brazil. The research indicated that the knowledge to teach related to Mathematics in the formation of Normalists was directly related to the suggestions of how to teach, in the step by step, in the methodology of the degree of difficulties going from easy to difficult, in the instruction of sewing and the use of concrete materials and games, in the technique of fixing and verifying learning, that is, they were the tools of his work used to teach.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática para ensinarpt_BR
dc.subjectCurso normalpt_BR
dc.subjectDepartamento de Estudos Especializadospt_BR
dc.subjectHistory of Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectMathematics for Teachingpt_BR
dc.subjectStandard coursept_BR
dc.subjectDepartment of Specialized Studiespt_BR
dc.titleInstituto de Educação Assis Brasil: acervo e saberes para ensinar Matemática no Curso Normal (1962-1971)pt_BR
dc.title.alternativeInstituto de Educação Assis Brasil: collection and knowledge to teach Mathematics in the Normal Course (1962-1971)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e tem como objetivo investigar os saberes para ensinar ligados à Matemática presentes no Curso Normal do Instituto de Educação Assis Brasil (IEAB), na cidade de Pelotas, no período de 1962 a 1971. A pesquisa teve o ponto de partida, o espaço de guarda do Instituto Educação, fundado em 13 de fevereiro de 1929, como Escola Complementar de Pelotas e tinha por finalidade formar normalistas. Defendo a importância da conservação dos acervos escolares bem como as possibilidades que apresentam para os pesquisadores da História da Educação, narro a busca por documentos e o processo de transformação das fontes. Abordarei os estudos sobre os saberes para ensinar desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e nos estudos de Wagner Valente, que tem como foco os saberes para ensinar ligados com a Matemática presentes na formação de professores primários no Brasil. A pesquisa indicou que os saberes para ensinar ligados com a Matemática na formação das Normalistas estavam diretamente relacionados com as sugestões de como ensinar, no passo a passo, na metodologia do grau de dificuldades indo do fácil para o difícil, na instrução de confecção e o uso de materiais concretos e jogos, na técnica de fixação e verificação da aprendizagem, ou seja, eram as ferramentas do seu trabalho usadas para ensinar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rios, Diogo Franco
dc.subject.cnpq1MATEMATICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples