Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais?
Resumo
A presente dissertação de Mestrado objetiva compreender os dizeres das professoras de anos iniciais sobre o letramento matemático, tendo como questão investigativa: O que as professoras de anos iniciais dizem sobre letramento matemático? E como esses ditos são trazidos ao abordarem o ensino de Matemática? A pesquisa é de natureza qualitativa, com coleta dos dados por meio de questionário on-line Google Forms, da plataforma Google, respondido por dezenove professoras, que atuam na rede municipal e particular do município de Pelotas/RS (quinze professoras da rede municipal e quatro professoras da rede particular). O método de análise da pesquisa aproxima-se da Análise de Conteúdo de Bardin (2021), realizado em etapas: coleta, categorização, descrição e interpretação. A exploração do material aconteceu com leitura geral de todo material, de apontamentos das ideias recorrentes, da organização em quadros, da organização de categorias em temáticas e categorias. As categorias contemplam: “Letramento Matemático: cotidiano e realidade, ferramentas e conceitos matemáticos” e “Ensino de Matemática: cotidiano e práticas, material concreto e contação de histórias”. As análises mostram que as professoras dizem aproximar a Matemática com a realidade, com o cotidiano e com as vivências dos alunos, promovendo o uso dos saberes matemáticos pautados no dia a dia; reconhecem a importância de diversificar as atividades de ensino de Matemática, envolvendo jogos, problemas e exemplos práticos. Conclui-se que as professoras de anos iniciais compreendem que o letramento matemático não se limita a números e operações, envolve exemplos práticos do cotidiano, situações reais que contribuem para tornar o aprendizado mais significativo e relevante aos alunos.