• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Letramento Matemático: o que dizem as professoras dos anos iniciais?

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao_Mônica Machado da Silva.pdf (933.1Kb)
Data
2023-11-16
Autor
Silva, Mônica Machado da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente dissertação de Mestrado objetiva compreender os dizeres das professoras de anos iniciais sobre o letramento matemático, tendo como questão investigativa: O que as professoras de anos iniciais dizem sobre letramento matemático? E como esses ditos são trazidos ao abordarem o ensino de Matemática? A pesquisa é de natureza qualitativa, com coleta dos dados por meio de questionário on-line Google Forms, da plataforma Google, respondido por dezenove professoras, que atuam na rede municipal e particular do município de Pelotas/RS (quinze professoras da rede municipal e quatro professoras da rede particular). O método de análise da pesquisa aproxima-se da Análise de Conteúdo de Bardin (2021), realizado em etapas: coleta, categorização, descrição e interpretação. A exploração do material aconteceu com leitura geral de todo material, de apontamentos das ideias recorrentes, da organização em quadros, da organização de categorias em temáticas e categorias. As categorias contemplam: “Letramento Matemático: cotidiano e realidade, ferramentas e conceitos matemáticos” e “Ensino de Matemática: cotidiano e práticas, material concreto e contação de histórias”. As análises mostram que as professoras dizem aproximar a Matemática com a realidade, com o cotidiano e com as vivências dos alunos, promovendo o uso dos saberes matemáticos pautados no dia a dia; reconhecem a importância de diversificar as atividades de ensino de Matemática, envolvendo jogos, problemas e exemplos práticos. Conclui-se que as professoras de anos iniciais compreendem que o letramento matemático não se limita a números e operações, envolve exemplos práticos do cotidiano, situações reais que contribuem para tornar o aprendizado mais significativo e relevante aos alunos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12921
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [89]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV