Resistência múltipla e habilidade competitiva de Lolium multiflorum Lam. aos herbicidas glifosato (EPSPs), iodosulfurom-metílico e piroxsulam (ALS)
Resumo
Os herbicidas inibidores da EPSPs e ALS são os mais utilizados para o controle de azevém na cultura do trigo e consequentemente resultam na seleção dos biótipos resistentes naturalmente presentes no ambiente. A identificação e caracterização desses biótipos é fundamental para o manejo da espécie de planta daninha. Deste modo, os objetivos da pesquisa foram avaliar a ocorrência de resistência múltipla e cruzada em biótipos de azevém aos herbicidas inibidores da ALS e EPSPs; verificar o mecanismo de resistência em plantas suscetíveis e resistentes, através: do acúmulo de ácido chiquímico em resposta a aplicação de glifosato, da atividade da enzima ALS ao iodosulfurom-metílico e da resposta dos biótipos a aplicação de glifosato, iodosulfurom-metílico e piroxsulam, após tratamento com inibidor de metabolismo da cyt-P450 monooxigenase; e, avaliar o valor adaptativo e a habilidade competitiva dos biótipos de azevém resistente e suscetível ao herbicida glifosato, iodosulfurom metílico e piroxsulam. Foram conduzidos experimentos em casa de vegetação e laboratório, utilizando-se sementes provenientes de plantas que sobreviveram ao controle do glifosato e iodosulfurom-metílico suspeitas de resistência, coletadas em lavouras no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e Paraná (PR). Os resultados permitem concluir que o biótipo de azevém 110 possui resistência múltipla aos herbicidas glifosato (EPSPs), iodosulfurom-metílico e piroxsulam (ALS) e resistência cruzada aos herbicidas iodosulfurom-metílico e piroxsulam (ALS) dos grupos das sulfonilureias e triazolopirimidinas e, o biótipo Susc é suscetível ao glifosato e inibidores da enzima ALS. O mecanismo de resistência ao glifosato do biótipo 110 não é devido a insensibilidade da EPSPs ao glifosato. A resistência do biótipo 110 é resultado da insensibilidade da enzima ALS ao herbicida iodosulfurom-metílico sódio. O biótipo 110 não apresenta metabolismo do glifosato, iodosulfurom-metílico e piroxsulam pelo
complexo cyt-P450 no que se refere à inibição por malathion ou butóxido de piperonila (PBO). Não há diferença na habilidade competitiva entre os biótipos 110 e Susc.